Espetáculo CAMBONE, de João Petronílio, ocupa o Rio com dança afro-brasileira

Criada e encenada por João Petronílio, intervenção une corpo, voz e cidade em ação performática de forte expressão afro-brasileira, com apresentações em maio no RJ, viabilizadas pelo edital SESC Pulsar

Alisson Schafascheck
21/05/2025 15h39 - Atualizado há 15 horas

Espetáculo CAMBONE, de João Petronílio, ocupa o Rio com dança afro-brasileira
Foto: Tayná Rocha
CAMBONE, na Umbanda, é aquele que guia o outro — de olhos fechados — rumo ao invisível, garantindo a organização e fluidez dos trabalhos rituais. E é também o título do espetáculo-intervenção construído a partir de jogos de improvisação, travessias e coreografias que atravessam a rua, o espaço, a dança e a voz. São ações corporais que evocam rituais de cuidado com o outro e com o ambiente: gingas, quedas, carregadas, vibrações, circularidades, repetições, respirações vocalizadas. Corpos negros dançam benzendo as ruas, cantam em reverência às encruzilhadas e convocam a cidade a pulsar num ritual coletivo — danças de dois, danças de mil.
Criado em 2022, CAMBONE é um espetáculo duo de dança contemporânea que nasceu como desdobramento estético-corporal da pesquisa de mestrado de João Petronílio — coreógrafo e diretor geral — no Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. A pesquisa segue em doutoramento  no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. Em seu ano de estreia, a intervenção urbana, coreografada e dirigida por João Petronílio e dançada por ele mesmo, junto de Wellington Julio, circulou por diversas cidades baianas, como Salvador, Ilhéus, Itacaré e Taboquinhas, integrando a programação do Festival Internacional de Dança de Itacaré, com apoio do Fundo de Cultura do Governo da Bahia. Também esteve presente no 25º Festival de Dança do Recife (PE), com incentivo do Fundo de Cultura local.
Em 2023, em diálogo direto com a investigação teórico-prática da pesquisa, CAMBONE ocupou a passarela da Avenida Brasil (RJ) como parte do “Festival Brasil: Avenida de Possibilidades”, promovido pelo Galpão Bela Maré e pelo Observatório de Favelas, com apoio da Secretaria de Economia Criativa do Estado. No mesmo ano, a obra também passou pelo centro de São Paulo em produção independente.

A obra, que segue se consolidando como um campo de experimentação em que teoria e prática se entrelaçam de forma indissociável, através do edital nacional SESC PULSAR, categoria “Dança e Urbanidades”, ocupa agora as unidades do SESC Tijuca, Niterói, Copacabana e Arte Sesc com cinco ações — quatro intervenções e uma oficina — entre os dias 20 e 24 de maio.
CAMBONE segue abrindo caminhos onde corpo, cidade e memória dançam juntos — em rito, resistência e reinvenção do agora.

Sinopse
CAMBONE é aquele que conduz o outro, que está de olhos fechados, ao invisível. A intervenção é produzida através de jogos de improvisação, travessias e coreografias que se desenrolam entre rua-espaço-dança-voz: ações corporais como ritos de cuidado com o outro e com o espaço, gingas, carregadas, quedas, vibrações, circularidades, repetições, respirações vocalizadas. Os corpos negros dançam, benzendo as ruas, cantam em homenagem às encruzilhadas, convocando a cidade para acontecer em um ritual de danças de dois, de danças de mil.

Ficha Técnica
Concepção e Coreografia: João Petronílio
Bailarinos: João Petronílio e Wellington Julio
Direção de Produção: João Petronílio
Produção: Ian Habib
Captação e edição de vídeo: Tayná Rocha
Design: Tayná Rocha
Produção Executiva e Consultoria em Projeto: Rafael de Barros
Figurino e objetos de cena: João Petronílio
Assessoria de Imprensa: Vicente Negrão Assessoria

Serviço
CAMBONE
Duração: 50 min
Classificação indicativa: Livre

20/5 - horário e local de início a confirmar
Sesc Tijuca - Rua Barão de Mesquita, 539 - Tijuca
(21) 4020-2101

2/5, às 13h
Início no Teatro Municipal de Niterói - Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro
Sesc Niterói - Rua Padre Anchieta, 56 - Centro

22/5, às 17h
Início na Av. Nossa Senhora de Copacabana esquina com a Rua Siqueira Campos
Sesc Copacabana -  R. Domingos Ferreira, 160 - Copacabana

24/5, às 16h
Arte Sesc  – Rua Marquês de Abrantes, 99 - Flamengo
Local de início a confirmar

Oficina
23/5, horário a confirmar
Arte Sesc – Rua Marquês de Abrantes, 99 - Flamengo

Toda a programação é gratuita!

Mais informações no portal do Sesc RJ (https://www.sescrio.org.br/) e no Instagram do artista (https://www.instagram.com/joaopetronilio)
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALISSON SCHAFASCHECK
[email protected]


Notícias Relacionadas »