Evento em Belo Horizonte esclarece normas sobre placas de "Vende-se" e "Aluga-se"
Palestra "Placas à Vista" na CMI/Secovi-MG terá apresentação do diretor de Licenciamento da Secretaria de Políticas Urbanas de Belo Horizonte
JOãO MARCELO DE ALBUQUERQUE
21/05/2025 10h22 - Atualizado há 16 horas
Foto: Divulgação
A CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato da Habitação de Minas Gerais) vai realizar, no dia 22 de maio, às 9h, mais uma edição do "Café da Manhã com o Mercado". O tema debatido será "Placas em imóveis – o que diz a legislação em BH", com objetivo de orientar corretores, imobiliárias e proprietários sobre a colocação correta de placas, conforme a legislação vigente.
Como dar visibilidade ao seu imóvel sem infringir normas? Essa é a principal questão que vai guiar a palestra de Gustavo Resgala, diretor de Licenciamento da Secretaria de Políticas Urbanas de BH e responsável pelo licenciamento de engenho de publicidade. Mestre e doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG, Gustavo vai ajudar profissionais do mercado imobiliário a compreender a classificação de engenhos de publicidade e o licenciamento de placas. Classificação que, de acordo com o palestrante, "gera muitas dúvidas".
Segundo Resgala, a legislação municipal que regula os engenhos tem como principal objetivo combater a poluição visual, definindo critérios específicos para o uso. Entre esses engenhos, que incluem letreiros, painéis e outdoors, estão também as placas de "Vende-se" e "Aluga-se", amplamente utilizadas no mercado imobiliário. "Conhecer essas regras garante o cumprimento das normas, previne autuações por descumprimento e contribui para reduzir impactos negativos na paisagem da cidade", explica o especialista.
Ele ressalta que a realização de encontros entre o mercado e o poder público ajuda a quebrar barreiras, tornando o processo de licenciamento mais acessível e transparente. "Essa parceria permite que o espaço urbano seja produzido por acordos que conciliem diferentes interesses, sem perder de vista a predominância do interesse coletivo", conta.
O evento é aberto ao público e será realizado na sede da CMI/Secovi-MG (rua Sergipe, 1000, Savassi). As inscrições podem ser feitas pelo
Sympla e empresas associadas à entidade pagam R$ 50. Para o público geral, a entrada custa R$ 100.
Café da Manhã com o Mercado Data: 22 de maio
Horário: 9h
Local: Rua Sergipe, 1000 - Savassi - Belo Horizonte, MG
Inscrições:
https://www.sympla.com.br/evento/cafe-da-manha-com-o-mercado-placas-a-vista/2954716 Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOÃO MARCELO SOARES DE ALBUQUERQUE
[email protected]