Bancos digitais ganham protagonismo no acesso ao crédito, aponta pesquisa

DIEGO CASAROTTI
21/05/2025 09h56 - Atualizado há 20 horas

Bancos digitais ganham protagonismo no acesso ao crédito, aponta pesquisa
Foto acervo 99Pay
 
  • Entre os entrevistados que planejam contratar um novo empréstimo nos próximos 12 meses, 57% pretendem recorrer a bancos digitais

 

  • Entre os entrevistados que já contrataram empréstimo pessoal, cerca de 35% fizeram isso por meio de bancos digitais.

São Paulo, maio de 2025 – O cenário bancário brasileiro passa por transformações aceleradas, com a presença de bancos digitais se consolidando como uma realidade para a população bancarizada. Segundo estudo do Instituto Locomotiva, encomendado pela 99Pay, conta digital da 99, 64% dos brasileiros bancarizados mantêm relacionamento com instituições digitais — seja exclusivamente (14%) ou em conjunto com bancos tradicionais (50%).

O acesso a plataformas digitais tem facilitado a contratação de serviços financeiros essenciais, como o empréstimo pessoal, que hoje é visto por muitos como uma alternativa mais acessível e transparente que modalidades como cheque especial ou rotativo do cartão. Com parcelas fixas e contratação simplificada, o empréstimo pessoal digital contribui para o reequilíbrio orçamentário e a realização de metas pessoais. 

“As contas digitais e os bancos digitais têm um papel fundamental em simplificar o acesso ao crédito. Com menos burocracia e informações mais claras, conseguimos oferecer uma experiência mais transparente e eficiente, ajudando as pessoas a lidarem com imprevistos e a organizarem sua vida financeira com mais autonomia”, afirma Isadora Simons, Gerente Sênior de Operações na 99Pay.

Crédito digital avança como alternativa mais simples e econômica
A digitalização dos serviços financeiros tem impulsionado a busca por soluções de crédito mais acessíveis. Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados que planejam contratar um novo empréstimo nos próximos 12 meses pretendem recorrer a bancos digitais. Além disso, entre quem já contratou empréstimo pessoal, 35% fizeram isso  por meio dessas plataformas — consolidando os bancos digitais como a segunda opção mais utilizada, atrás apenas das instituições tradicionais.
 

Com contratação simplificada e parcelas fixas, o empréstimo pessoal surge como alternativa ao cheque especial e ao rotativo do cartão, que costumam ter juros mais altos e condições menos previsíveis. A modalidade oferece mais controle ao usuário e vem se consolidando como ferramenta importante para lidar com despesas imprevistas e reorganizar o orçamento de forma rápida e segura.

 

O empréstimo da 99Pay oferece uma solução prática e acessível para quem busca crédito com flexibilidade. Com valores que variam de R$ 500 a R$ 12 mil, os usuários pré-selecionados podem solicitar o serviço diretamente pelo aplicativo e optar por parcelamentos em até 12 vezes, com parcelas a partir de R$ 50. Ao oferecer crédito a seus usuários a 99Pay atua como Correspondente Bancária, ampliando e facilitando o acesso da população aos serviços financeiros. 

 

 

Sobre a pesquisa

Elaborada entre os meses de setembro e outubro de 2024, com o objetivo de traçar um panorama das percepções e práticas da população brasileira em relação ao empréstimo pessoal - em especial o microcrédito - a pesquisa ouviu 2.800 cidadãos de todos os estados brasileiros, homens e mulheres entre 18 e 65 anos, bancarizados que já fizeram empréstimo pessoal na vida. 

 

Sobre a 99
99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e, no Brasil, conecta milhões de pessoas a serviços financeiros e de mobilidade.

 

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