Baco Exu do Blues traz show do último trabalho à Multi Arena neste sábado, 24 de maio

Uma verdadeira avalanche de sentimentos e musicalidade promete levar os fãs do cantor baiano à uma profunda viagem de reflexão sobre amor e desejo

SILVâNIA SILVA
20/05/2025 14h55 - Atualizado há 7 horas

Baco Exu do Blues traz show do último trabalho à Multi Arena neste sábado, 24 de maio
Tauana Sofia

“Quantas vezes você já foi amado?”. Esta indagação é o título do terceiro álbum de estúdio do cantor e compositor Baco Exu do Blues. “Eu sinto tanta raiva que amar parece errado”. O primeiro verso da introdução da nova obra de um dos principais nomes da cena contemporânea já diz muito sobre o tema. Provocador e certeiro, o cantor baiano é uma das atrações da Multi Arena, com apresentação marcada para o dia 24 de maio, com ingressos à venda no site. O show mescla canções de “QVVJFA?” com o EP ‘Fetiche, que tem sete faixas. 

‘Fetiche’ é forte e com apelo popular. É ácido e gostoso de ouvir do início ao fim. É mais um trabalho para se tornar refém da imensidão que é Baco Exu do Blues. “Não quero ter medo de ser desejado ou achar que isso não é um direito meu. Eu enxergo minhas qualidades e quero poder sentir que estou no imaginário alheio por mais de um motivo. Ocupando mais do que um único lugar e criando o meu próprio espaço”, afirma o cantor e compositor sobre a criação desse trabalho. 

Segundo ele, enquanto seu último álbum “QVVJFA?” fala sobre a dificuldade de entender, receber e dar afeto, “Fetiche” já é sobre paixão e desejo. “Somos vistos como seres hipersexualizados, mas não somos vistos como seres bonitos. É como se fisicamente fôssemos maiores e melhores, mas só nesse lugar. Um simples desejo carnal que é imposto pra gente. Este álbum é uma defesa contra isso”, define. 

As canções trazem o jeito único do baiano fazer rap e justificam o fato dele ser uma das principais canetas da música contemporânea nacional. Com “Fetiche” ele quer passar um respiro para as pessoas. Baco sempre se depara com opiniões sobre seu corpo e de ser desejado apenas pelo bom físico. “Minha defesa é sobre os outros lugares que me permeiam. Existe a beleza, o aspecto social por ter conquistado muitas coisas, tem o quesito da inteligência e da bondade. De ser mesmo uma pessoa boa e poder ter autoestima sobre isso. Não quero que as pessoas que pareçam comigo se limitem a apenas uma qualidade. Esse EP é a defesa sobre muitas qualidades que temos”, enaltece o artista.

Amor e Raiva

O disco “QVVJFA?” é sobre a forma de receber e dar afeto de um homem preto e traz participações de Gal Costa, Vinícius de Moraes (em Samples), Gloria Groove e Muse Maya. Nele, o eu-lírico lembra suas dores e amores com rimas que prometem hipnotizar o público. Tudo com o dendê de Exu e o talento de Baco. Aliás, a religiosidade africana é tema em destaque no disco. Parece que o cantor se encantou pelas entidades para entender o melhor sentido do amor. 

“‘Quantas vezes você já foi amado’ é uma pergunta que deixa todo mundo desconfortável. No meu caso, eu fui amado várias vezes, mas fui pouco ensinado a receber esse amor. Isso fez parecer que quase nunca fui amado porque o amor é um ciclo que só se completa quando uma pessoa está te entregando aquilo e você consegue receber e passar de volta de alguma forma. Comigo foi sempre diferente. Eu sentia que as pessoas estavam jogando aquele amor, aquele afeto em mim, mas eu não conseguia sentir 100%. Ficava desconfiado pela trajetória de vida que tenho”, desabafa o artista.  

“QVVJFA?” traz um Baco amadurecido, revisitando de forma mais profunda questões que já tinha tentado outras vezes, mas ainda sem achar solução. “ A estética musical é uma parada única. Remete a todo tempo ao Brasil e a Salvador. É muito música brasileira, mas ao mesmo tempo é muito música eletrônica. No final das contas é música negra, caminha por todos os lugares”, define. 

Este é o terceiro álbum da carreira de Baco Exu do Blues - além de singles e um EP. E tem bem uma mistura dos antecessores “Esú” e “Bluesman”, com quem Baco empilhou uma série de prêmios nacionais e internacionais, incluindo Cannes. O já anunciado “Bacanal”, que o cantor adiou o lançamento por conta da pandemia, vai chegar depois de Baco fazer cada um se olhar, se questionar e se emocionar perguntando: “Quantas vezes você já foi amado?”

 

Confira: https://smb.lnk.to/FETICHE
Assista: https://youtu.be/iljNsIHRTH8?si=YhkOKMJ-c8eBUv-3 

Serviço: 

Baco Exu do Blues 

Quando: 24 de maio, sábado, abertura dos portões às 17h, show às 20h.

Ingressos: https://multiarenacampinas.com.br/baco-exu-do-blues/

 

Local: Multi Arena, Estacionamento C, Shopping Iguatemi Campinas.

Avenida Iguatemi, 777, Vila Brandina - Campinas/SP.

 

Instagram: https://www.instagram.com/multiarena_/


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SILVANIA SEVERINA DA SILVA
[email protected]


FONTE: https://multiarenacampinas.com.br/a-multi-arena-campinas/
Notícias Relacionadas »