Flexibilidade de horários é o principal aliado da equidade para mães no trabalho, revela pesquisa da Ticket

Benefício foi mencionado por 57% dos respondentes, seguido de lideranças empáticas (23%) e políticas de apoio (14%)

THAIS E SILVA
20/05/2025 10h18 - Atualizado há 14 horas

Flexibilidade de horários é o principal aliado da equidade para mães no trabalho, revela pesquisa da Ticket
Divulgação

Levantamento realizado pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, com mais de 800 participantes, aponta a flexibilidade de horários como o principal fator para a promoção da equidade no ambiente de trabalho entre profissionais que conciliam carreira e maternidade. A alternativa foi mencionada por 57% dos respondentes. Lideranças empáticas aparecem em segundo lugar, com 23%, seguidas por políticas de apoio (14%) e ações de conscientização (6%).

Os dados indicam que práticas corporativas voltadas à flexibilização da jornada são mais eficazes do que iniciativas que se concentram exclusivamente em recursos internos de apoio. A adaptação dos horários e dos modelos de trabalho é vista como um recurso essencial para garantir equilíbrio entre as demandas profissionais e familiares.

A Ticket, que já atua com esse olhar há quase duas décadas, implementa políticas como o Flextime — que permite que pessoas colaboradoras escolham horários mais adequados à sua rotina — e o Flexplace, que viabiliza o trabalho híbrido. As iniciativas contribuem para a construção de um ambiente mais inclusivo e acessível para mães e pais.

Outro estudo da marca, realizado com quase três mil mães, reforça o cenário de sobrecarga enfrentado pelas mulheres no cuidado com os filhos. Segundo o levantamento, 48% das mães afirmam estar sobrecarregadas, enquanto entre os pais esse índice é de 20%. O dado também mostra que 48% das entrevistadas são mães solo e, entre as casadas, 36% assumem sozinhas a maior parte das responsabilidades com os filhos.

Diante desse contexto, a Edenred Brasil desenvolveu o programa Futura Família, que contempla ações como licenças maternidade e paternidade estendidas, apoio psicológico, auxílio-creche e outras iniciativas voltadas ao bem-estar das famílias das pessoas colaboradoras. A ação integra os esforços da empresa para fortalecer uma cultura organizacional mais inclusiva e responsiva às necessidades das equipes.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THAIS E SILVA
[email protected]


FONTE: www.ticket.com.br
Notícias Relacionadas »