No final de abril, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou a segunda edição do Concurso Unificado Nacional (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. Com edital previsto para julho, a edição vai apresentar algumas semelhanças e diferenças em relação ao primeiro ano. Aline Menezes, professora do Gran Concursos, apontou alguns pontos interessantes sobre o novo concurso. Confira:
1 - Dois dias de prova
Na primeira edição, as provas foram aplicadas no mesmo dia, sendo a objetiva no período da manhã e a discursiva na parte da tarde. Neste ano, as provas objetivas e discursivas serão aplicadas em dias diferentes: 5 de outubro e 7 de dezembro, respectivamente.
2 - Menos vagas, mais órgãos
Serão 3.352 vagas para 35 órgãos do governo federal - no ano passado, o concurso apresentou 6.640 vagas para 21 órgãos. A distribuição entre os estados foi feita da seguinte forma: 315 (Rio de Janeiro), 66 (Pará), 65 (São Paulo) e 20 (Pernambuco). As outras 2.886 oportunidades serão alocadas para as instituições com sede em Brasília.
3 - Remuneração
Os salários iniciais são de R$6 mil, podendo chegar a R$18 mil.
4 - Novos cargos
O concurso traz alguns cargos que não existiam na primeira edição, como Analista Técnico de Desenvolvimento Econômico (ATDS) e Analista Técnico de Justiça e Defesa (ATJD). A professora acredita que o primeiro cargo deve ser voltado para múltiplas áreas. Já o segundo provavelmente será para analistas em direito.
5 - Forças armadas passam a integrar o concurso
Neste ano, o concurso vai oferecer vagas de cargos civis para o Comando da Marinha, Comando do Exército, Comando da Aeronáutica e Hospital das Forças Armadas.
Preparação
“Para começar a se preparar, faça a prova de 2024 e mapeie os conteúdos que foram cobrados na sua área de interesse. Também é muito importante estudar os temas transversais, ou seja, aqueles que são comuns a todos os cargos, como concepção de estado, política social e seguridade social, conforme a constituição federal e às próprias políticas que fazem parte dessa seguridade: política de saúde, política de assistência social e política de previdência social”, comenta Aline Menezes, professora do Gran Concursos.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA RIBEIRO PARREIRA
[email protected]