Câmara de São Paulo instala CPI para investigar coleta de dados da íris por empresa Tools for Humanity

Comissão comandada por Janaína Paschoal vai apurar atuação da empresa no projeto World ID e requisitar informações a consulados e à ANPD sobre práticas de escaneamento biométrico na cidade e no exterior.

Redação - Itaquera em Notícias
20/05/2025 09h18 - Atualizado há 4 dias

Câmara de São Paulo instala CPI para investigar coleta de dados da íris por empresa Tools for Humanity
Divulgação / Rede Câmara SP

A Câmara Municipal de São Paulo instalou nesta segunda-feira (19/5) a CPI da Íris, segunda Comissão Parlamentar de Inquérito de 2025, com o objetivo de apurar a atuação da empresa Tools for Humanity, que oferece recompensas financeiras para escaneamento da íris de cidadãos paulistanos por meio do projeto World ID. A vereadora Janaína Paschoal (PP), presidente da comissão e autora do requerimento, ressaltou que a investigação será aberta e imparcial, buscando identificar possíveis irregularidades.

Além da instalação, a reunião elegeu o vereador Gilberto Nascimento (PL) como vice-presidente e a vereadora Ely Teruel (MDB) como relatora dos trabalhos. Nascimento destacou a importância de compreender a atuação da empresa e seus impactos tecnológicos na cidade. Já Teruel afirmou estar comprometida em conduzir a apuração com precisão para esclarecer os fatos.

Foram aprovados dois requerimentos de Janaína Paschoal: um para solicitar informações aos consulados de países onde a Tools for Humanity tentou coletar dados, e outro para obter da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) documentos relacionados à investigação em andamento contra a empresa. A CPI contará com reuniões semanais às terças-feiras, a partir das 10h30, e tem entre seus integrantes vereadores de diferentes partidos.


FONTE: Câmara Municipal de São Paulo
Notícias Relacionadas »