“O Forró da Serra está se consolidando cada vez mais e por isso já temos data certa para a realização do evento no ano que vem. Será nos dias 15, 16 e 17 de maio! E, se Deus quiser, vai ser um sucesso, com o auxílio dos patrocinadores” - comenta Giovani.
Entre as grandes atrações do Festival estiveram a cantora Fran Nóbrega e o multi-instrumentista Cleber Almeida. Ambos se sentiram lisonjeados por serem chamados para mostrar para os gaúchos um pouco da cultura do nordeste. “A produção tem todo um cuidado e carinho especial por esse evento, oferecendo uma excelente estrutura para os artistas. E, ao chegar aqui, nós encontramos um público curioso e interessado. Estou muito feliz” - salienta Fran.
“É uma oportunidade única, muito bonito ver o sorriso no rosto do público, as pessoas dançando e conhecendo artistas de outras partes do país. Desejo muita luz e vida longa ao Forró da Serra” - afirmou Cleber Almeida.
Além dos shows realizados nos três dias de festival, no sábado (17), ocorreram oficinas gratuitas de dança e de música. Durante a oficina de dança, ministrada por Giovani Monteiro e Carol Zini, diversos participantes tiveram seu primeiro contato com o forró. O casal Robson André França e Cleumar Foiato, por exemplo, se surpreendeu com a experiência: “Foi maravilhoso, a gente nunca tinha dançado o forró antes e aprendemos vários passos. A aula também foi bem dinâmica, vamos nos arriscar no baile”.
Já a oficina de ritmos nordestinos foi conduzida pelo percussionista Cleber Almeida, que trouxe uma abordagem envolvente para gêneros como baião, xote e xaxado. Com instrumentos típicos, a atividade promoveu uma imersão na sonoridade do Nordeste. Cléber ficou surpreso com a recepção calorosa do público: “Foi melhor do que eu imaginava. Chegar aqui em Caxias para falar sobre baião, sobre xote, rítmos nordestinos, e ter essa recepção… foi uma surpresa muito boa.”
Giovani Monteiro explica que a ideia surgiu como uma troca de cultura entre sua cidade natal e a Serra Gaúcha. Pernambucano, ele vive em Caxias há 24 anos e, desde que começou a ministrar aulas de dança de salão na escola BallRoom, percebeu como há grande simpatia pelo estilo animado: “O forró é aquele ritmo que sempre eleva a pista e salva o baile.”
Giovani destaca que esta edição representou um passo importante para o festival se aproximar do formato sonhado desde o início. Com oficinas, atrações musicais, culinária típica e um espaço com estrutura adequada para a dança, ele acredita que o evento está consolidando sua identidade.
O Festival encerrou na tarde de domingo, antes da chuva, com um lindo arrasta-pé que alegrou o público presente na Feira Maesa Cultural, que comemorava seus três anos de existência. O show reuniu os talentos de Cleber e Fran juntamente com a banda caxiense Forró Solado.
O Festival Forró da Serra é uma realização da Ballroom Produções, contou com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul. O evento foi viabilizado com apoio cultural de Randoncorp, Orquídea Alimentos e Villagio Caxias, e parceria de Cali Gestão Cultural, Dinâmica Conteúdo Inteligente, Feira Maesa Cultural, Vila Basilico e Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MAIARA BACHI
[email protected]