Termina no próximo domingo, 25/05, a mostra "Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena" no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Com entrada gratuita, o evento destaca o movimento cinematográfico indígena, com filmes experimentais, documentários e filmes-performance.
A programação reúne cineastas de diversos povos e de regiões como Maxakali/Tikmũ'ũn, Kuikuro, Yanomami, Mbya-Guarani, Guarani Nhandeva, Tupinambá, Karapotó, Awa Guajá/Tentehara/Guajajara, Huni Kuin, Xakriabá, Mebêngôkre-Kayapó, Baniwa, Krahô, Xavante, Tupi, Fulni-ô e Kaiabi. A seleção cinematográfica apresenta uma linguagem inovadora que transforma a narrativa audiovisual, dando visibilidade à multiplicidade de formas de expressão e resistência cultural dos povos originários.
O público ainda terá a chance de assistir “Tuíre Kayapó - O gesto do facão”do Coletivo Beture de Cineastas Mebêngobrê-Kayapó; Yvy Pyte - Coração da Terra”; de Alberto Alvares e Guilherme Cury, Nūhū Yãg Mū Yõg Hãm: Essa terra é nossa! de Isael Maxakali, Sueli MaxakaliCarolina Canguçu, Roberto Romero; Ava Yvy Pyte Ygua - Povo do Coração da Terra do Coletivo Guahu'i Guyra; As Hiper Mulheres de Takumã Kuikuro, Leonardo Sette, Carlos Fausto; A Transformação de Canuto de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho; Tupinambá na Baixada Santista de Wescritor, entre outros.
A curadoria, realizada por Olinda Tupinambá e Júnia Torres, propõe uma reflexão profunda sobre a pluralidade das culturas indígenas e seus novos protagonismos no cinema. Os filmes selecionados abordam temas como terra, território, rituais e a relação dos povos com a natureza, sempre a partir de uma perspectiva interna, de auto-representação.
A realização da mostra 'Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena' é da Filmes de Quintal, com a coordenação de Júnia Torres, produção de Arthur Medrado, Cora Lima e Clara Olac, e a produção executiva de Tatiana Mitre para a Amarillo Produções. A programação está disponível no catálogo virtual, que poderá ser baixado gratuitamente durante o período do evento.
SERVIÇO
Mostra "Cosmologias da Imagem: cinemas de realização indígena"
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: 26 de abril a 25 de maio
Entrada Gratuita
Classificação indicativa: Todos os filmes são Livres, exceto “A Transformação de Canuto” e “Ibirapema” (14 anos)
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque
nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
instagram.com/ccbbsp | facebook.com/ccbbsp
E-mail: [email protected]
SITE E REDES DA MOSTRA
Canal Youtube: @forumdoc
Instagram: @cosmologiasdaimagem_mostra
Facebook: mostracosmologiasdaimagem
Programação
21 de maio, quarta
18h Drill de Kaysara, o Filme/ Tupinambá da Baixada Santista/ Os Sonhos Guiam / Aguyjevete, Avaxi’i / Bakish Rao: plantas en lucha
22 de maio, quinta
16h Tuíre Kayapó – O gesto do facão / Mebêngôkre pyka mã ruwyk â ujarej – A Chegada dos Mêbengôkre na Terra / Menire djapej – o trabalho das mulheres / Menire djê / Ngoko’ohn
18h Nūhū Yãg Mū Yõg Hãm: Essa terra é nossa!
23 de maio, sexta
16h Ava Yvy Pyte Ygua – Povo do Coração da Terra / Ava Yvy Vera – Terra do Povo do Raio
18h Yvy Pyte – Coração da Terra
24 de maio, sábado
15h Bicicletas de Nhanderu
16h30 A Transformação de Canuto – Sessão Acessível: legenda descritiva
25 de maio, domingo
15h As Hiper Mulheres
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA MANCINI DE CANHA
[email protected]