De Miguel Falabella a Wesley Safadão, entenda a condição que tirar celebriades de cena

Fisioterapeuta explica por que a hérnia de disco é tão comum e como é possível conviver melhor com a dor que afastou artistas, atletas e milhares de brasileiros de suas atividades.

GIOVANNA ALMEIDA
16/05/2025 15h59 - Atualizado há 2 dias

De Miguel Falabella a Wesley Safadão, entenda a condição que tirar celebriades de cena
Freepik

Dores na coluna, crises intensas e até cancelamentos de agendas por conta de uma condição cada vez mais comum: a hérnia de disco. Personalidades como Miguel Falabella, Anitta, Taís Araújo, Ludmilla, Péricles, Rafa Kalimann, Wesley Safadão, Wanessa Camargo, Fernando Zor, Preta Gil, Luciana Gimenez, Darlan Romani e Rico Melquíades já compartilharam publicamente os impactos físicos e emocionais da doença que também afeta milhões de brasileiros.
 

O problema não atinge apenas celebridades. Mais de 3,5 milhões de brasileiros foram afastados do trabalho em 2024 devido à hérnia de disco, conforme dados do Ministério da Previdência. A condição é a segunda principal causa de afastamento, afetando cerca de 172 mil trabalhadores.
 

Mas afinal, o que é a hérnia de disco?

“Quando o disco intervertebral se desloca e comprime estruturas como os nervos, temos o que chamamos de hérnia de disco. Ela pode causar dores fortes, perda de força muscular e alterações de sensibilidade. Mas o mais importante é entender que  tem tratamento e nem sempre é cirúrgico”, explica Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e Diretor Clínico do ITC Vertebral de Guarulhos.
 

Segundo o especialista, a maioria dos casos pode ser tratada com protocolos individualizados e fisioterapia de ponta. “Muita gente ainda associa hérnia de disco à necessidade de cirurgia, mas a verdade é que, com diagnóstico precoce e o plano terapêutico correto, é possível ter uma recuperação completa e evitar procedimentos invasivos”, conclui.
 

Os relatos de famosos têm ajudado a tirar o tema da invisibilidade. Preta Gil, por exemplo, revelou recentemente uma crise severa de hérnia de disco. Wesley Safadão precisou se afastar dos palcos devido à condição. Já Luciana Gimenez sofreu com lesões na coluna após um acidente. Outros nomes como Anitta, Péricles e Fernando Zor também passaram por momentos delicados com a saúde da coluna.
 

A região mais afetada é a parte inferior da coluna lombar, segundo o especialista, embora a hérnia também possa atingir a região cervical — como no caso de Luciana Gimenez. “Na lombar, a dor pode irradiar das costas até a panturrilha. Já na cervical, braços e mãos costumam ser os mais comprometidos. Tossir, espirrar ou até se sentar pode agravar os sintomas”, destaca Bernardo.
 

“Dor nas costas frequentemente não é normal. É um alerta do corpo. E quanto antes a pessoa buscar ajuda, melhor o prognóstico”, completa Bernardo.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA ALMEIDA DE ARAÚJO
[email protected]


Notícias Relacionadas »