O Brasil recebeu 4.425.888 turistas internacionais entre janeiro e abril de 2025, número que representa um recorde histórico para o primeiro quadrimestre desde o início da série registrada em 1970. O resultado surpreendente equivale a mais de 56 estádios do Maracanã completamente lotados, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e a Polícia Federal.
A marca expressiva consolida o país como um destino em ascensão no cenário global e já representa 64% da meta de 6,9 milhões de turistas prevista para todo o ano no Plano Nacional de Turismo (PNT). Além disso, o volume alcançado já cobre metade da meta de 8,1 milhões estabelecida para 2027.
Para a especialista em turismo e CEO da Diamond Viagens, Santuza Macedo, o momento exige atenção estratégica de quem atua no setor. “O crescimento do turismo internacional não beneficia apenas as grandes capitais. Regiões como o Sul Fluminense, por exemplo, que reúnem patrimônio histórico, gastronomia típica e belezas naturais, têm tudo para atrair parte significativa desse novo fluxo. Basta estarmos preparados para atender com qualidade e experiência diferenciada”, afirma.
Com um crescimento de 51% nas entradas internacionais em relação ao mesmo período de 2024 e um aumento de 72% só no mês de abril, o turismo brasileiro entra em um ciclo promissor que deve impactar positivamente o setor nos próximos meses. A Argentina lidera a lista de países emissores, seguida por Chile e Estados Unidos. O destaque europeu inclui Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha.
“O mercado internacional está buscando experiências autênticas e destinos que entreguem segurança, conforto e conexão com a cultura local. Para quem empreende e trabalha com turismo, o momento é de investir em capacitação, melhorar a estrutura de recepção e, principalmente, se posicionar com clareza nas redes e nas plataformas de reservas”, explica Santuza.
Santuza Macedo elenca cinco ações que agentes, guias, pousadas, restaurantes e operadoras podem adotar para ampliar a presença no mercado:
1. Ofereça experiências personalizadas
“Turistas estrangeiros valorizam roteiros que envolvem história, culinária local e contato com comunidades. Personalizar o atendimento e adaptar pacotes culturais é um diferencial competitivo.”
2. Invista em visibilidade internacional
Estar presente em plataformas de busca e reservas com versões em outros idiomas é essencial. “Se o turista não encontra seu serviço online, ele simplesmente não sabe que você existe.”
3. Tenha suporte em outras línguas
Mesmo com o uso de tradutores automáticos, oferecer atendimento básico em inglês ou espanhol gera confiança. "Capacitar a equipe nesse aspecto amplia muito as chances de conversão."
4. Integre-se às rotas turísticas nacionais
Buscar conexão com programas como “Experiências do Brasil Rural” ou iniciativas locais pode ampliar o alcance. “Participar de projetos que valorizam o interior e a agricultura familiar abre portas para parcerias e incentivos.”
5. Trabalhe o marketing emocional
Segundo a especialista, o turista moderno compra emoção. “É necessário mostrar o que ele vai sentir, não apenas o que ele vai visitar. O storytelling é a alma da comunicação turística hoje.”
A nova fase vivida pelo setor exige um reposicionamento de regiões ainda pouco exploradas pelo turismo internacional. No Sul Fluminense, por exemplo, o resgate de roteiros temáticos, como o Vale do Café e a Rota do Queijo Artesanal, aliado a uma boa divulgação, pode tornar a região um pólo estratégico para recepção de turistas estrangeiros.
“O mundo está olhando para o Brasil. A responsabilidade agora é mostrar o nosso melhor — com autenticidade, profissionalismo e hospitalidade. Temos um território riquíssimo, mas ele precisa ser apresentado com planejamento e excelência”, conclui Santuza Macedo.
Sobre Santuza Macedo
Santuza Macedo é empreendedora e especialista em turismo e cruzeiros. CEO da Diamond Viagens, possui vasta experiência internacional e atuou em Orlando (EUA), com foco em experiências personalizadas para turistas brasileiros. Hoje, promove roteiros e excursões no Brasil, com destaque para o Sul Fluminense, além de oferecer consultoria para quem deseja ir para Orlando.
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PAULO NOVAIS PACHECO
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