Entre sintetizadores etéreos, batidas nostálgicas e melodias que sussurram o passado com olhos no presente, SCAR estreia com Lado A - O Óbvio Ululante. Com raízes fincadas na Baixada Fluminense e espírito ancorado no synthpop e R&B dos anos 80, o EP traduz em música aquilo que é sentido, mas nem sempre dito: o amor, o peso dos dias, os pequenos respiros entre os ruídos da cidade.
Ouça o EP Lado A - O Óbvio Ululante via streaming
Com quatro faixas — Shinji, Maktub, Coisas e Tamagochi —, a artista costura uma narrativa retrofuturista que transforma rotina em poesia e afetos em resistência. Nilópolis não é só cenário, é matéria-prima atravessada por synthpop e ecos de trilhas de videogames dos anos 90, evocando imagens e sensações de um tempo que ainda pulsa.
SCAR é o projeto solo da artista e multi-instrumentista Isis Cardoso. Com produção de Buzu e distribuição pelo selo Quarto Escuro Sounds, o EP Lado A - O Óbvio Ululante foi gravado em Duque de Caxias (RJ). A cantora conta que as canções mergulham nas dinâmicas afetivas e sociais de quem vive o cotidiano urbano da Baixada Fluminense.
“O EP traduz a vivência entre dois mundos, onde a rotina e o transporte público se tornam metáforas de um ciclo de sobrecarga e resistência. O amor, por sua vez, surge como um refúgio, uma lembrança agridoce do que poderia ser ideal, mas que frequentemente precisa se adaptar às circunstâncias. Esse paralelo é tecido a partir de quatro pilares: o trabalho, o transporte público, o mundo 'ideal' e a nostalgia retrofuturista”, afirma SCAR.
O título do EP é inspirado em uma edição da Turma da Mônica de 1997, e brinca com a ideia do “óbvio” sentimental, mostrando que mesmo histórias simples podem ganhar novos contornos quando contadas a partir das margens periféricas. “É sobre transformar o cotidiano em narrativa musical — com afeto, crítica e um pouco de nostalgia”, explica Isis.
SCAR está em atividade desde 2019 e, antes da estreia solo, integrou a banda Unicórnio Maravilha. Atualmente, também colabora como musicista de apoio de artistas como Capelloni e Aryelle. O EP Lado A - O Óbvio Ululante foi gravado em Duque de Caxias (RJ), com fomento da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Governo Federal e apoio da Prefeitura Municipal de Nilópolis.
Com este lançamento, a SCAR espera fortalecer a visibilidade da produção cultural de Nilópolis e da Baixada Fluminense, além de ampliar os caminhos para sua carreira autoral.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FRANCIELE DE JESUS SANTOS
[email protected]