O Instituto Cultural Vale vai destinar até R$ 30 milhões para o financiamento de projetos culturais em diversas áreas. As inscrições da Chamada Instituto Cultural Vale 2025 estão abertas até 13 de junho.
As propostas devem ser realizadas entre março e dezembro de 2026 e poderão receber apoio máximo de R$ 1,5 milhão cada. O investimento será realizado por meio da Lei Rouanet. Não é obrigatório já estar com captação aprovada na inscrição, apenas para a formalização do contrato, prevista para o final de outubro deste ano.
O patrocínio é direcionado para cinco categorias de projetos:
Circulação: Projetos itinerantes realizados em ao menos três cidades, incluindo expressões artísticas como literatura, circo, teatro, cinema, cultura popular, fotografia, artes plásticas e urbanas, e de capacitação e treinamento para o setor cultural.
Música: Festivais e apresentações de música erudita, instrumental e canto coral, com viés de formação musical.
Dança: Festivais e apresentações de dança clássica, contemporânea, regional, folclórica e tradicional, com viés de formação em dança.
Patrimônio Imaterial: Projetos voltados para a promoção, difusão e valorização de manifestações culturais imateriais, além de educação patrimonial.
Não serão aceitas inciativas que envolvam plano de manutenção ou implantação de companhias artísticas, museus e centros culturais, assim como produção de CD, DVD e livros.
Podem se inscrever apenas pessoas jurídicas com CNPJ, sejam elas com ou sem fins lucrativos, inclusive microempreendedores individuais (MEI). Proponentes devem comprovar atuação na área cultural por meio de portfólio e possuir Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) relacionado ao setor nos registros do CNPJ.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]