Desde o início de maio, o Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos, vinculado à Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), passou a funcionar também aos domingos, das 9h às 15h, exceto em feriados. A medida visa ampliar as oportunidades de adoção para os cerca de 300 animais disponíveis no local.
Atualmente, estão aptos para adoção 168 cães e 139 gatos de diferentes idades e pelagens. Todos os animais são castrados, vacinados, vermifugados, identificados com microchip e possuem Registro Geral do Animal (RGA), conforme determina a Lei Municipal nº 13.131/01.
Para adotar, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência recente e pagar uma taxa pública de R$ 34,20. Também é exigido levar coleira e guia (no caso de cães) ou caixa de transporte (no caso de gatos). Adoções de gatos exigem ainda a instalação de telas de proteção em janelas e varandas ou outras barreiras de segurança.
Desde 2021, a Cosap realizou a revitalização de mais de 4.500 m² de áreas destinadas aos animais, incluindo reformas em canis, gatis, enfermarias e espaços de isolamento. Segundo a coordenadora Analy Xavier, o objetivo das obras foi garantir mais conforto e segurança aos animais e melhorar as condições de trabalho da equipe.