A Prefeitura de São Paulo anunciou a programação da Virada Cultural 2025, marcada para os dias 24 e 25 de maio. Com o tema “20 anos em 24 horas”, esta edição promete ser a maior da história do evento, reunindo mais de mil apresentações em espaços públicos e privados por toda a cidade. A expectativa é de atrair mais de 4,7 milhões de pessoas em 24 horas de atividades culturais gratuitas.
A Virada deste ano terá 21 grandes palcos, sendo 16 localizados em bairros das zonas Sul, Leste, Norte e Oeste e cinco na região central. A descentralização também se reflete na participação de mais de 150 instituições culturais, como CEUs, casas de cultura, bibliotecas e centros culturais. Entre os artistas confirmados estão Iza, Alceu Valença, Sepultura, João Gomes, Diogo Nogueira, Mart’nália, Luísa Sonza e Léo Santana.
A acessibilidade será um dos pilares do evento. Todos os palcos contarão com espaços reservados para pessoas com deficiência, além de serviços de Libras, audiodescrição, banheiros acessíveis e o aplicativo CIL com informações em Libras. A inclusão se estende à programação artística, com participação de artistas e produtores com deficiência.
Para garantir a segurança e a mobilidade do público, a Prefeitura mobilizará mais de 9.900 profissionais de segurança, utilizará 26 mil câmeras do programa Smart Sampa e contará com o apoio de drones. A frota de ônibus será ampliada em 25% no domingo, com gratuidade na passagem, e Metrô e CPTM funcionarão durante a madrugada.
A estrutura de apoio também inclui 13 postos médicos, 60 ambulâncias, 1.780 agentes de limpeza, além de tendas com profissionais da rede de Direitos Humanos para atendimento ao público. A Virada Cultural 2025 também terá uma programação dedicada às crianças, com atrações como Patati & Patatá e O Show da Luna. A programação completa está disponível no site oficial do evento.