A Prefeitura de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (14), a primeira reunião do Grupo de Trabalho do programa Tem Saída, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Criado há seis anos, o programa visa promover a autonomia econômica de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, por meio da inserção no mercado de trabalho, com o objetivo de romper o ciclo da violência.
Durante o encontro, foram apresentados o histórico da iniciativa, o fluxo de atendimento e dados de atuação. O Tem Saída conta com a parceria de mais de 60 empresas, como Magalu, Petz, Carrefour e São Paulo Fashion Week. Desde sua criação, mais de 2.500 ofícios foram emitidos por órgãos de justiça, e cerca de 1.900 mulheres foram encaminhadas ao Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) para processos seletivos.
Desde 2021, o programa também promove o Contrata SP, mutirão de empregabilidade que já realizou seis edições, com mais de 4.500 vagas oferecidas. Mais de 2.200 pessoas participaram, sendo que 1.700 delas avançaram para etapas de seleção em empresas parceiras.
As próximas ações do Tem Saída incluem a sistematização do Grupo de Trabalho, a padronização de dados com uso de metodologia BI e a implementação de um sistema de CRM. O programa é desenvolvido em parceria com a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, além de contar com o apoio recente de secretarias municipais ligadas à segurança, direitos humanos e assistência social.