Romance inédito de Luiz Eduardo de Carvalho vence o Primeiro Prêmio Proverbo de Literatura

Os Inquilinos é o título do livro a ser lançado durante o Salão do Livro do Piauí 2025 que terá Marcelo Rubens Paiva como autor homenageado

LUIZ EDUARDO DE CARVALHO
12/05/2025 19h16 - Atualizado há 1 dia

Romance inédito de Luiz Eduardo de Carvalho vence o Primeiro Prêmio Proverbo de Literatura
divulgação

O escritor paulistano Luiz Eduardo de Carvalho venceu o Primeiro Prêmio Proverbo de Literatura com o romance inédito Os Inquilinos. A apuração foi feita no último sábado, 10 de maio, e também contemplou três poemas na categoria poesia. Além de R$ 5 mil em dinheiro, a premiação prevê a publicação do livro pela Editora Proverbo e seu lançamento no Salão do Livro do Piauí 2025 – organizado pela Fundação Quixote – que acontecerá entre os dias 6 e 15 de junho em Teresina e contará com a presença do autor homenageado Marcelo Rubens Paiva.

Trata-se do 137º prêmio conquistado por Luiz Eduardo de Carvalho desde que empenhou sua dedicação exclusiva à produção literária, há quase dez anos. Desde então, publicou 17 títulos, nos mais diversos gêneros literários (cinco romances, três dramaturgias, uma novela, um de contos, um de crônicas, quatro de poesia, um de aforismos, uma biografia), alguns de grande repercussão como o romance Xadrez, vencedor do Prêmio Cidade de Belo Horizonte de 2016 e a biografia autorizada do padre Júlio Lancellotti, Mãos de Deus, que, lançada em 2024, acaba de conquistar dois prêmios de melhor livro do ano.

“Viver de Literatura no Brasil transcende o esforço de publicar e vender livros, pois, exceto por uns poucos que rompem a bolha do anonimato e da baixa participação no mercado editorial, a grande maioria dos autores necessita de renda advinda de outros ofícios para sobreviverem. No meu caso, posso dar-me por feliz, pois, dos quase 140 concursos de cujos resultados participei, uma boa parte deles deu-me alguma renda com que me manter em regime de dedicação exclusiva a essa privilegiada lida. Destaco os mais de dez que recebi do Ministério da Cultura e de Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura como a do Estado de São Paulo e da Cidade de Belo Horizonte, entre outras, que, à guisa de incentivo à produção e publicação literárias atendem à legislação vigente. É fundamental lutarmos por uma adesão cada vez maior de Unidades Federativas e de Municípios aos marcos legais que transformam tal iniciativa em uma política de Estado e não de governos e continuar a incentivar o fomento por parte de instituições do terceiro setor e do setor privado.” – Diz Luiz Eduardo de Carvalho acerca da importância do incentivo à Literatura.

 

Sinopse de Os Inquilinos

Os Inquilinos é um romance contemporâneo que se situa na fronteira entre o fantástico e o realismo. Um jovem recém-separado é contratado por uma grande imobiliária para executar a higienização espiritual de um antigo apartamento do centro da cidade de São Paulo, em outras palavras, para limpar o lugar dos espíritos que o assombram. Durante sua permanência no imóvel, ele convive com fantasmas que habitaram o espaço no passado desde a sua construção até os dias recentes e, por terem morrido enquanto lá moravam, continuam presos ao local.

Pela tese do médium profissional, cada um dos vários ex-inquilinos somente pode deixar o lugar após uma profunda anamnese de suas vidas que os levem ao autoconhecimento e à percepção das falhas e pontos cegos de suas existências. Auxiliá-los nesta tarefa torna-se o empenho do protagonista, o que confere contornos psicológicos bastante interessantes à narrativa. Assim, a galeria de personagens passeia pelo tempo em enredos próprios que se tocam em pontos de tangência a reuni-los em uma trama maior que também fala das profundas transformações urbanas, sociais e políticas atravessadas pela cidade e pelo país ao longo das mais de sete décadas retratadas, das quais, em alguma instância, todos participaram.

O final surpreende ao revelar a verdadeira condição do próprio protagonista, cuja história o leitor, e ele próprio, ignora até o desfecho.

 

SERVIÇO:

 

SALIPI - Salão do Livro do Piauí

 

Data: 6 a 15 de junho de 2025. 

Local: Espaço Rosa dos Ventos da UFPI, Teresina. 

Atividades: Venda de livros, palestras, apresentações culturais e lançamento do romance premiado no Primeiro Prêmio Proverbo de Literatura. 

Convidado homenageado: Marcelo Rubens Paiva, autor de "Ainda Estou Aqui". 

Relevância: O SALIPI é um evento anual que se destaca por sua importância para a promoção da leitura e da cultura no Piauí. 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ EDUARDO DE CARVALHO
[email protected]


Notícias Relacionadas »