Dia do Automóvel: segurança na estrada começa com manutenção preventiva

Especialista destaca cuidados indispensáveis nos veículos para garantir uma viagem tranquila

Imprensa Henkel
12/05/2025 17h07 - Atualizado há 1 dia

Dia do Automóvel: segurança na estrada começa com manutenção preventiva
Foto: Divulgação

Celebrado em 13 de maio, o Dia do Automóvel é uma oportunidade para refletir sobre a importância da segurança nas estradas brasileiras. Apesar de os veículos simbolizarem liberdade e progresso, dados do Anuário da Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostram que, só em 2024, mais de 64 mil acidentes foram registrados em rodovias federais — muitos causados por falhas mecânicas que poderiam ser evitadas.

Para alertar motoristas e contribuir com a prevenção, Célio Renato Ruiz, gerente de Assistência Técnica da Henkel, referência global em soluções de adesivos e selantes com as marcas Loctite e Teroson, compartilha recomendações práticas de manutenção para uma direção mais segura.

Verificação do sistema de freios

A revisão dos freios deve ser prioridade em qualquer plano de manutenção veicular. Além do desgaste natural de peças como pastilhas e discos, o sistema pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, aumentando o risco de aquaplanagem e perda de controle em situações de emergência.

“A atenção aos freios é primordial. O sistema de fluido não pode apresentar vazamentos e deve suportar a pressão exigida durante a frenagem. Na montagem do sistema é necessária a aplicação de adesivos anaeróbicos, conhecidos como veda roscas, para impedir falhas e garantir o funcionamento ideal. Trepidações ou ruídos ao frear já são sinais de que algo precisa ser verificado imediatamente”, alerta Ruiz.

Para-choque em boas condições 

Responsável por absorver parte da energia gerada em colisões, o para-choque é fundamental para a proteção dos passageiros. Qualquer fissura, trinca ou deformação compromete a capacidade de dissipar o impacto em caso de acidente.

“A estrutura do para-choque precisa estar íntegra e em perfeitas condições. Dependendo do dano, é possível repará-lo com adesivos específicos de alta resistência mecânica e flexibilidade, como o Teroson PU 9225 SF, que resiste aos esforços que o para-choque pode sofrer. Mas em casos mais graves, a substituição é recomendada para não comprometer a segurança”, orienta o especialista.

Atenção ao para-brisa

Mais do que um item de visibilidade, o para-brisa reforça a estrutura do carro e é decisivo na proteção do motorista e dos passageiros. Essa estrutura é responsável por absorver a força gerada por variados impactos, que vão desde um acidente frontal até choques com pedregulhos e pássaros.

Trincas e rachaduras comprometem essa segurança e podem aumentar os riscos em acidentes. Mesmo pequenos danos reduzem a resistência contra o vento e elevam o risco de estilhaços.

“Danos maiores que uma moeda de R$ 1 não devem ser reparados e, se estiverem na linha de visão do condutor, exigem troca imediata. A fixação correta do vidro é feita com adesivos automotivos de alta flexibilidade, que absorvem impactos e resistem à força do airbag em situações de emergência. A aplicação de adesivos para para-brisa requer conhecimento técnico para garantir máxima fixação, e plataformas de treinamentos, como a Loctite Xplore, orientam a tomar as melhores decisões”, explica Ruiz.

Calibragem dos pneus

A pressão inadequada dos pneus afeta a dirigibilidade, o consumo de combustível e aumenta o risco de acidentes, principalmente em curvas e frenagens. A recomendação é calibrar os pneus semanalmente ou antes de viagens longas, sempre respeitando a indicação do fabricante.

“A calibragem correta preserva a aderência ao solo e a estabilidade do veículo. É um cuidado simples, mas que faz enorme diferença na segurança”, destaca Ruiz.

Mais recomendações

Além da manutenção mecânica, é fundamental manter no veículo itens obrigatórios como triângulo, estepe calibrado, chave de roda e macaco. Esses equipamentos são essenciais em emergências e sua ausência pode gerar multa e pontos na carteira.

Antes de viagens longas, também é importante checar o nível do óleo do motor e do fluido de arrefecimento. A falta desses líquidos pode provocar superaquecimento ou danos graves, aumentando o risco de pane e acidentes. 

Faróis, lanternas e luzes de freio precisam funcionar perfeitamente para sinalizar manobras e garantir boa visibilidade, especialmente em rodovias pouco iluminadas.

O Dia do Automóvel reforça a importância da cultura de segurança nas estradas. Pequenas atitudes de manutenção preventiva, muitas delas simples e acessíveis, ajudam a reduzir acidentes e proteger vidas, valorizando não só os veículos, mas, principalmente, quem está ao volante e de todos que utilizam as vias.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Rafael Bullara
[email protected]


Notícias Relacionadas »