Desktop oferece projeto cultural sobre Inteligência Artificial para estudantes na região de Campinas

Ao todo, mais de mil crianças e jovens em Hortolândia e Nova Odessa serão beneficiados pelo projeto que explora a conexão entre tecnologia e vida cotidiana

ANK Reputation
12/05/2025 10h39 - Atualizado há 14 horas

Desktop oferece projeto cultural sobre Inteligência Artificial para estudantes na região de Campinas
Divulgação
As cidades de Nova Odessa e Hortolândia fazem parte do projeto cultural "Super Atividade - Uma Era de Inteligência Artificial”. Estão previstas oficinas e apresentações teatrais nas duas cidades com uma programação que vai até o fim de maio, com a proposta de levar o público a uma jornada de intersecções entre tecnologia, inovação, vida cotidiana e o lúdico para explorar o uso e interesse das pessoas pela Inteligência Artificial (IA) em suas mais diversas atividades diárias e nas dinâmicas sociais atuais.

O projeto inicia sua jornada por meio de oficinas de IA que irão beneficiar jovens do ensino fundamental da EMEF Taquara Branca Agenor Miranda, durante uma semana, em encontros diários de 4 horas, com uma carga horária total de 20 horas. O projeto irá possibilitar que estes jovens tenham acesso a ferramentas de tecnologia embasadas na Inteligência Artificial, possibilitando seu uso no dia a dia aplicado às tarefas estudantis.


O projeto segue com o espetáculo Uma viagem pela Inteligência Artificial, com duas apresentações agendadas para o próximo dia 13 de maio na EMEF Salvador Zacharias Pereira Junior, abertas ao público. O espetáculo coloca os participantes em contato com telões interativos e com o ChatGPT, em tempo real, para exemplificar o poder e o impacto das tecnologias em nossa forma de comunicação, relacionamento e consumo de conteúdo. O objetivo é apresentar o que é a inteligência artificial e demonstrar como ela está presente nas nossas atividades cotidianas, e o quanto ela muda nossa dinâmica de vida, além de discutir qual a sua importância em temas atuais discutidos por nossa sociedade.

Em uma última etapa do projeto, serão atendidos os professores da rede municipal de educação do município de Hortolândia, que terão a possibilidade de desenvolver atividades para que possam aplicar com alunos em sala de aula.

O propósito é viabilizar um ambiente imersivo e único entre realidade e virtualidade para crianças e jovens em vulnerabilidade social nos municípios contemplados pelo projeto, envolvendo teatros, escolas e centros culturais. O Super Atividade visa promover a disseminação cultural e o acesso à tecnologia, especialmente para estudantes de 8 a 16 anos.

A empresa de telecomunicações Desktop, eleita pela segunda vez consecutiva como a melhor internet do Estado de São Paulo e presente em 184 municípios do interior de São Paulo e do litoral paulista, avança com o projeto com sua agenda de responsabilidade social por meio de apoio a projetos culturais estruturantes, focados na promoção de transformações positivas vivenciadas gratuitamente por moradores das cidades onde a empresa mantém suas operações.

Para Gustavo Redondo, diretor de Gente & Gestão, ESG e Integrações da Desktop, a iniciativa fortalece o propósito da empresa de criar acessos mais democratizados e socialmente justos. “O espetáculo provoca uma reflexão sobre a influência da tecnologia em questões do cotidiano humano, destacando o papel transformador da IA na sociedade. Nas últimas décadas, a internet passou a ser um bem necessário. Trabalhamos, estudamos, nos distraímos e nos comunicamos nas redes e esses fluxos precisam ser efetivamente favoráveis às pessoas, em seus processos evolutivos. Um projeto como esse é uma forma de contribuir para as pessoas usuárias a conhecerem mais sobre tecnologia e usá-la com segurança e qualidade”.

O projeto Super Atividade - Uma Era de Inteligência Artificial é uma realização da MR2 Cultural, que desde 2012 realiza ações culturais no Estado de São Paulo. A iniciativa é patrocinada pela Desktop, por meio dos mecanismos de apoio cultural e lei de incentivo fiscal do Programa de Ação Cultural (ProAC), edital da Secretaria da Cultura e Economia Criativas do Estado de São Paulo. As atividades do Super Atividade são totalmente gratuitas.

Acompanhe a agenda das apresentações abertas aos públicos:
HORTOLÂNDIA

DATA: 13 DE MAIO
LOCAL: EMEF SALVADOR ZACHARIAS PEREIRA JUNIOR
APRESENTAÇÕES TEATRAIS
HORÁRIOS: 8h00 e 13h20

Mais informações sobre o projeto e as apresentações: MR2 CULTURAL- (11) 98333.0855
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GABRIELA GIMENES DE OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »