A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo celebra, neste mês que comemora o dia das mães, os resultados do Programa Mãe Paulistana, que atendeu 451.330 mulheres e realizou mais de três milhões de consultas de pré-natal nos últimos quatro anos. O programa é voltado à atenção integral e humanizada às gestantes e puérperas, com acompanhamento desde a gravidez até os primeiros anos de vida do bebê.
Segundo a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher, Ligia Santos Mascarenhas, o sucesso do programa é resultado do trabalho contínuo das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que atuam na identificação e inclusão de gestantes. Além das UBSs, participam do atendimento 23 Ambulatórios de Especialidades, 16 maternidades e duas casas de parto na capital.
As gestantes têm acesso a consultas de pré-natal, exames laboratoriais e de imagem, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis e atendimento especializado em casos de gravidez de risco. O programa também oferece visita prévia à maternidade de referência, garantia de vaga para o parto, bolsa com enxoval e o acompanhamento pós-natal da mãe e do bebê.
Um dos diferenciais do programa é a integração com a Secretaria Municipal da Educação, que reserva vaga em creches públicas para os bebês cujas mães iniciaram o pré-natal até o quarto mês de gestação e registraram endereço no sistema Escola Online com auxílio das UBSs. A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, Athenê Maria de Marco, reforça que a medida contribui para a continuidade dos cuidados na primeira infância.
Além do acompanhamento gestacional, os recém-nascidos têm acesso a uma série de exames de triagem oferecidos pela rede municipal, como o teste do pezinho ampliado, a oximetria de pulso (teste do coraçãozinho), teste do olhinho, triagem auditiva universal e o teste da linguinha. Os exames buscam identificar precocemente doenças genéticas, cardíacas, oftalmológicas e outras condições tratáveis.
Casos de retinopatia da prematuridade e outras necessidades oftalmológicas são atendidos diretamente nas maternidades, com foco na prevenção da cegueira infantil. O acompanhamento remoto por meio do Mãe Paulistana Digital, via aplicativo e-saúdeSP, também reforça o suporte às gestantes, especialmente nos casos de alto risco.