São Paulo, maio de 2025 – Considerada uma das datas mais relevantes para o varejo e o e-commerce brasileiro, o Dia das Mães deve movimentar ainda mais o mercado este ano. De acordo com pesquisa da Globo, 71% dos brasileiros pretendem comprar presentes para a data em 2025 — um salto significativo em relação aos 58% registrados no ano passado. E entre os fatores decisivos na hora da compra, o valor do frete e o prazo de entrega estão entre os 10 mais citados pelos consumidores.
Com esse cenário, cresce a importância de uma logística eficiente e bem planejada. Em 2025, a Intelipost, líder em gestão de fretes e entregas, projeta crescimento de cerca de 40% em relação ao ano anterior na data (vendas de segunda a sexta-feira antecedentes ao domingo das mães). Com o grande volume de dados transacionados na plataforma, é possível extrair insights valiosos e identificar padrões de comportamento do consumidor.
"Com base na inteligência de dados que acumulamos ao longo dos anos, conseguimos identificar os principais pontos de atenção para que as empresas se preparem melhor para datas sazonais como essa", afirma Ross Saario, CEO da Intelipost.
Confira abaixo os principais aprendizados:
Previsão de demanda e planejamento de estoque
O Dia das Mães movimenta bilhões de reais no varejo, e qualquer erro de previsão pode representar prejuízo com excesso de estoque ou perda de vendas por ruptura. A recomendação é utilizar dados históricos e ferramentas de inteligência de mercado para antecipar os produtos mais procurados, ajustando o estoque com mais precisão.
Gestão de transporte e prazos de entrega
Em datas comemorativas, a entrega no prazo é essencial. Atrasos comprometem a experiência do cliente e a reputação da marca. Por isso, contar com uma malha logística diversificada, que permita maior cobertura e roteirização inteligente, é uma forma eficaz de garantir agilidade e reduzir custos.
Rastreamento e comunicação em tempo real
O consumidor atual valoriza transparência. Em momentos de pico, é fundamental integrar os sistemas de logística às plataformas de e-commerce para oferecer rastreamento em tempo real, com notificações automáticas via SMS, e-mail ou WhatsApp. Mesmo em caso de atrasos, manter o cliente informado evita frustração e sobrecarga no SAC.
"Contar com uma plataforma de inteligência logística faz toda a diferença, especialmente em datas de alta demanda. Além da infraestrutura, ele traz inteligência de dados que apoia a tomada de decisão e fortalece toda a jornada de compra. A logística precisa ser pensada desde o início da estratégia — não apenas na etapa final", reforça Ross Saario.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRÉ ERNESTO BATISTA
[email protected]