Espetáculo gaúcho Onde Está Cassandra? terá últimas sessões da temporada no CCBB Rio de Janeiro

A peça resgata a história da Drag Queen Cassandra e ficou em cartaz pela primeira vez fora do Rio Grande do Sul, entre os dias 17 de abril e 12 de maio no Festival Porto Alegre Em Cena

Natálie Iggnacio
08/05/2025 18h26 - Atualizado há 12 horas

Espetáculo gaúcho Onde Está Cassandra? terá últimas sessões da temporada no CCBB Rio de Janeiro
Dibulgação
 

O Rio Grande do Sul atravessou suas fronteiras e chegou no CCBB Rio de Janeiro com o Porto Alegre em Cena - Festival Internacional de Artes Cênicas. Após o sucesso de “Caio do Céu”, peça inspirada na obra de Caio Fernando Abreu, a cultura drag coloriu o palco do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro em “Onde Está Cassandra?”, em temporada até o dia 12 de maio.

Sinopse – O premiado espetáculo "Onde está Cassandra?” celebra os 25 anos de carreira de Cassandra Calabouço. O elenco reúne cinco drag queens (Alpine, a grande - Aline Karpinski, Cassandra Calabouço - Nilton Gaffrée Jr., LadyVina, Maria Laura Granada - Lauro Gesswein, Zélia Martínez - Zé Passos) - incluindo a própria Cassandra - que resgatam de 25 anos da Drag Cassandra Calabouço. 

A peça apresenta novos e importantes desdobramentos na pesquisa do hibridismo entre a linguagem da dança e a estética performativa das figuras drag queen e do universo queer. O espetáculo é recheado por imagens e sonoridades potentes e presentes no imaginário coletivo, instaurando uma atmosfera leve e divertida sem deixar de ser forte e contundente em seus questionamentos. O título do trabalho “Onde está Cassandra?” é uma questão direta ao público, que tem a tarefa de descobrir quem é Cassandra no elenco que está em cena. Contudo, a pergunta também deflagra outros questionamentos: o que é drag?

A mais recente edição do Porto Alegre em Cena ocorreu entre os meses de novembro e dezembro do ano passado na capital do Rio Grande do Sul. Em razão das enchentes que afetaram parte do Estado e o setor cultural, a programação da 31ª edição foi inteiramente voltada para produções de espetáculos Sul-Rio-Grandenses. A presença massiva de público em todas as sessões foi uma prova do poder transformador da arte em tempos de crise e se expandiu pelo país.

Segundo Mario Perrone, diretor Comercial da BB Asset, patrocinadora master do Festival, a gestora investe constantemente na promoção da cultura. “O apoio aos projetos de curadoria do CCBB faz parte da nossa história porque reconhecemos o valor da arte e a da cultura. Acreditamos que dessa maneira estamos contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e participativa”.

“Testemunha privilegiada da história do Porto Alegre em Cena, posso dar testemunho do quanto se trabalha para aumentar o espectro das parcerias culturais que podem ampliar a potência de um evento, expandi-lo para além de suas fronteiras regionais. Nesses mais de trinta anos, dialogamos com todos aqueles que demonstraram interesse pelo nosso trabalho regional. Vida longa ao projeto de circulação nacional. Que tudo se revele potente e importante. Bem-vindos!”, celebra Luciano Alabarse, coordenador geral do Porto Alegre em Cena.

Para Diego Mac, Diretor de Onde está Cassandra?, a importância e o ineditismo da ação têm também mais significados: “Acredito que levar espetáculos gaúchos para fora do estado neste momento pós-enchente é não só um feito artístico e de produção, é também um gesto importante de resistência e de reconstrução concreta e simbólica. O Festival Porto Alegre em Cena, ao abrir essas portas e sedimentar esse terreno, impulsiona a cena local e dá voz aos artistas que, assim como tantos outros gaúchos, estão se reerguendo diante das perdas, atravessando fronteiras e reafirmando em movimento nossa identidade e nossa produção artística.”

Em 2024 o espetáculo ONDE ESTÁ CASSANDRA? recebeu 2 indicações no prêmio QUERO-QUERO como melhor espetáculo via júri e melhor espetáculo via voto popular. Também recebeu 8 indicações no Prêmio Açorianos de Dança, ganhando nas categorias Destaque Artístico, pela direção (Cassandra Calabouço e Diego Mac) e dramaturgia (Gui Malgarizi), Elenco destaque (Alpine, a grande, Cassandra Calabouço, LadyVina, Maria Laura Granada e  Zélia Martínez) e Melhor produção (Giulia Baptista). 
 

SERVIÇO RIO DE JANEIRO:

ONDE ESTÁ CASSANDRA?
CCBB RIO DE JANEIRO

17 de abril a 12 de maio de 2025
De quinta a sábado às 19h, dom às 18h e segunda às 19h

Sessão dia 10 de maio, às 19h, com intérprete de Libras e Audiodescrição


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
NATALIE IGGNACIO VASCONCELOS
[email protected]


Notícias Relacionadas »