Atores na peça “Hamlet, um resumo para esquecer”, do São Paulo Futebol Clube
Foto: James Crompton/Sindi Clubes
O Sindi Clubes SP - Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo - realizou o 5º Festival Cenas Curtas de Teatro nos dias 26 e 27 de abril, pela primeira vez no Teatro Cassiano Gabus Mendes, no São Paulo Futebol Clube. O festival, destinado aos grupos teatrais de clubes do estado de São Paulo, contou com a apresentação de 10 diferentes esquetes nas categorias adulto e infantojuvenil, além do encerramento com 19 diferentes premiações em troféus para os vencedores de cada categoria.
“Os Sindi Clubes têm muito apreço a esta parte de intercâmbio de atividades com o Cenas Curtas. É muito importante para nós que exista essa interação entre os clubes, que eles possam se apresentar em outros lugares e principalmente a troca de movimentos artísticos entre esses grupos. Agradeço ao São Paulo Futebol Clube que recebeu essa edição e está engajado nesse projeto. Que a gente tenha cada vez mais clubes participando”, declara Renata Julianelli, Diretora Cultural do Sindi Clubes.
O 5º Festival Cenas Curtas de Teatro contou com 92 atores/atrizes participantes de 6 clubes paulistas (São Paulo Futebol Clube, Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP, Esporte Clube Pinheiros, Ipê Clube, Clube Atlético Aramaçan e Clube Paineiras do Morumby) em 10 apresentações de esquetes de 15 minutos, sendo elas 5 na categoria adulta e 5 na categoria infantojuvenil.
O encontro proporcionou uma troca de experiências entre os atores experientes e os atores mirins, promovendo aprendizado mútuo, inspiração e fortalecimento do vínculo entre gerações no palco. Os vencedores foram:
MELHOR CENOGRAFIA E/OU ADEREÇOS CÊNICOS
São Paulo Futebol Clube com a cena “A Cantora Careca”
MELHOR FIGURINO
Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP com a cena “Chá de Alice”
MELHOR MAQUIAGEM
São Paulo Futebol Clube com a cena “Hamlet, um resumo para esquecer”
MELHOR USO DE ILUMINAÇÃO
Esporte Clube Pinheiros com a cena “Carta para minha neta”
MELHOR TEXTO ORIGINAL
São Paulo Futebol Clube com a cena “Hamlet, um resumo para esquecer”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Camilla Bichara do Ipê Clube com a cena “Minha sogra é da polícia”
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE INFANTOJUVENIL
Laura Menezes do São Paulo Futebol Clube com a cena “Hamlet, um resumo para esquecer”
MELHOR ATOR COADJUVANTE INFANTOJUVENIL
Davi Nolasco Calabria do São Paulo Futebol Clube com a cena “Hamlet, um resumo para esquecer”
MELHOR ATOR ESTREANTE
Henrique Chammas do Ipê Clube com a cena “O Noviço”
MELHOR ATRIZ ESTREANTE
Bartira Castro do São Paulo Futebol Clube com a cena “A Cantora Careca”
MELHOR ATOR ESTREANTE INFANTOJUVENIL
Tomás Pádua dos Santos do Clube Atlético Aramaçan com a cena “Os Saltimbancos tiveram filhos”
MELHOR ATRIZ ESTREANTE INFANTOJUVENIL
Isis Oliveira da Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP com a cena “Chá de Alice”
MELHOR ATRIZ
Silvia Ricci do São Paulo Futebol Clube com a cena “A Cantora Careca”
MELHOR ATRIZ INFANTOJUVENIL
Catharina Molan do Clube Paineiras do Morumby com a cena “Moanas”
MELHOR ATOR
José Roberto Giusti do Esporte Clube Pinheiros com a cena “Carta para minha neta”
MELHOR ATOR INFANTOJUVENIL
Victor Hugo da Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP com a cena “Chá de Alice”
MELHOR DIRETOR
Ian Noppney e Dani Theller do São Paulo Futebol Clube com a cena “A Cantora Careca”
MELHOR CENA CURTA
São Paulo Futebol Clube com a cena “A Cantora Careca”
MELHOR CENA CURTA INFANTOJUVENIL
São Paulo Futebol Clube com a cena “Hamlet, um resumo para esquecer”
As cenas “Hamlet, um resumo para esquecer” e “A Cantora Careca”, do São Paulo Futebol Clube e “Chá de Alice”, da Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP, foram as principais vencedoras do festival.
Atrizes na cena “A Cantora Careca”, do São Paulo Futebol Clube
Foto: James Crompton/Sindi Clubes
“Hamlet, um resumo para esquecer”, do São Paulo Futebol Clube, que contou sobre a graciosa companhia de Malasartes e outras artes que apresenta em Itabimboca de Sobral: “Hamlet - um resumo pra não se esquecer”. Entretanto, não contavam com uma surpresa que assolaria a praça da cidade, levou cinco premiações, dentre elas de Melhor Maquiagem, Melhor Texto Original, Melhor Atriz Coadjuvante Infantojuvenil, Melhor Ator Coadjuvante Infantojuvenil e Melhor Cena Curta Infantojuvenil.
Davi Nolasco Calabria, vencedor como Melhor Ator Coadjuvante Infantojuvenil, enfatizou a felicidade do grupo em vencer o prêmio principal e a primordial orientação do diretor: “Foi muito bom a gente ter ganhado o prêmio de Cenas Curtas Infantojuvenil, graças ao Caio Silvano, nosso professor, ele é uma inspiração para gente e temos muito orgulho, pois foi tudo graças a ele. Estamos muito felizes!”
A cena “A Cantora Careca”, também do São Paulo Futebol Clube, trouxe a comédia de Eugène Ionesco que versa sobre a história de duas famílias inglesas do pós-guerra, burguesas e decadentes: O casal Smith e o casal Martin. A ideia fulcral centra-se na dificuldade de comunicação ou a não comunicação entre as pessoas, desconectando-se umas das outras por não terem nada a dizer, e também foi premiada em cinco categorias com os troféus de Melhor Cenografia e/ou Adereços Cênicos, Melhor Atriz Estreante, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Cena Curta.
Bartira Castro, vencedora como Melhor Atriz Estreante, agradeceu pela oportunidade: “Eu quero agradecer ao Sindi Clubes por este prêmio e agradecer às meninas que compartilharam comigo o palco. Foi muito emocionante para mim ganhar este prêmio, principalmente por começar agora, porque estou estreando e já conseguir este prêmio. A gente trabalhou bastante e o mais importante, a gente se divertiu no palco!”
Já a esquete “Chá de Alice”, da Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP, trouxe um recorte sobre Alice, que está com muitas saudades dos seus amigos e resolve organizar um Chá no País das Maravilhas para rever todos. Com isso conta com a ajuda do Chapeleiro Maluco para convidá-los. O que não contavam é que a Rainha de Copas descobriria e estaria armada a confusão. Muita alegria e confusão no Chá mais divertido dos últimos tempos, foi a terceira mais premiada, levando troféus em três categorias: Melhor Figurino, Melhor Atriz Estreante Infantojuvenil e Melhor Ator Infantojuvenil.
Atores em cena na esquete “Chá de Alice”, da Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP
Foto: James Crompton/Sindi Clubes
Por fim, André Blumenschein, Diretor do Grupo de Teatro do Clube Ipê, também expressou seu apreço com o festival. “Eu estou muito satisfeito e muito agradecido ao Sindi Clubes por essa oportunidade da gente trocar com os outros grupos e de levar as nossas experiências artísticas para outros espaços. E poder trocar, observar como é feito o figurino, como é feito o cenário, ver que tanto os jovens quanto as pessoas mais idosas estão envolvidas na arte, isso não tem preço”.
Sobre o Sindi Clubes SP
Completando 36 anos de existência em 2025, o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo - Sindi Clubes - é o único representante oficial dos clubes esportivos, sociais, culturais e recreativos no Estado de São Paulo, com uma base de 1,4 mil clubes representados, que empregam diretamente 60 mil colaboradores e reúnem aproximadamente 2,5 milhões de associados. Fundado em 1989, tem por objetivo promover e defender os interesses dos clubes, bem como contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do segmento. O sindicato atua em diversas frentes, como na negociação das convenções coletivas de trabalho da categoria, na oferta de serviços de consultoria jurídica e técnica, e na realização de eventos e cursos voltados para a gestão e operação dos clubes. Além disso, o Sindi Clubes busca fomentar a integração e o intercâmbio entre os associados, visando fortalecer o setor e proporcionar experiências positivas aos frequentadores dos clubes associados.
Mais informações: https://sindiclubesp.com.br/home/ Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Keise Tiffany Astolpho
[email protected]