5º Festival Cenas Curtas de Teatro do Sindi Clubes SP leva oportunidade de intercâmbio entre grupos teatrais dos clubes paulistas

Evento aconteceu no palco do teatro do São Paulo Futebol Clube com apresentações nas categorias adulto e infantojuvenil

Promenade Comunicação
06/05/2025 15h37 - Atualizado há 1 dia

5º Festival Cenas Curtas de Teatro do Sindi Clubes SP leva oportunidade de intercâmbio entre grupos teatrais dos clubes paulistas
James Crompton/Sindi Clubes

Atores na peça “Hamlet, um resumo para esquecer”, do São Paulo Futebol Clube

Foto: James Crompton/Sindi Clubes
 

O Sindi Clubes SP - Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo - realizou o 5º Festival Cenas Curtas de Teatro nos dias 26 e 27 de abril, pela primeira vez no Teatro Cassiano Gabus Mendes, no São Paulo Futebol Clube. O festival, destinado aos grupos teatrais de clubes do estado de São Paulo, contou com a apresentação de 10 diferentes esquetes nas categorias adulto e infantojuvenil, além do encerramento com 19 diferentes premiações em troféus para os vencedores de cada categoria.

“Os Sindi Clubes têm muito apreço a esta parte de intercâmbio de atividades com o Cenas Curtas. É muito importante para nós que exista essa interação entre os clubes, que eles possam se apresentar em outros lugares e principalmente a troca de movimentos artísticos entre esses grupos. Agradeço ao São Paulo Futebol Clube que recebeu essa edição e está engajado nesse projeto. Que a gente tenha cada vez mais clubes participando”, declara Renata Julianelli, Diretora Cultural do Sindi Clubes.

O 5º Festival Cenas Curtas de Teatro contou com 92 atores/atrizes participantes de 6 clubes paulistas (São Paulo Futebol Clube, Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP, Esporte Clube Pinheiros, Ipê Clube, Clube Atlético Aramaçan e Clube Paineiras do Morumby) em 10 apresentações de esquetes de 15 minutos, sendo elas 5 na categoria adulta e 5 na categoria infantojuvenil. 

O encontro proporcionou uma troca de experiências entre os atores experientes e os atores mirins, promovendo aprendizado mútuo, inspiração e fortalecimento do vínculo entre gerações no palco. Os vencedores foram:

 

MELHOR CENOGRAFIA E/OU ADEREÇOS CÊNICOS 

São Paulo Futebol Clube com a cena “A Cantora Careca”

 

MELHOR FIGURINO

Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP com a cena “Chá de Alice”

 

MELHOR MAQUIAGEM

São Paulo Futebol Clube com a cena “Hamlet, um resumo para esquecer”

 

MELHOR USO DE ILUMINAÇÃO

Esporte Clube Pinheiros com a cena “Carta para minha neta”

 

MELHOR TEXTO ORIGINAL

São Paulo Futebol Clube com a cena “Hamlet, um resumo para esquecer”

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Camilla Bichara do Ipê Clube com a cena “Minha sogra é da polícia”

 

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE INFANTOJUVENIL

Laura Menezes do São Paulo Futebol Clube com a cena “Hamlet, um resumo para esquecer”

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE INFANTOJUVENIL

Davi Nolasco Calabria do São Paulo Futebol Clube com a cena “Hamlet, um resumo para esquecer”

 

MELHOR ATOR ESTREANTE

Henrique Chammas do Ipê Clube com a cena “O Noviço”

 

MELHOR ATRIZ ESTREANTE

Bartira Castro do São Paulo Futebol Clube com a cena “A Cantora Careca”

 

MELHOR ATOR ESTREANTE INFANTOJUVENIL

Tomás Pádua dos Santos do Clube Atlético Aramaçan com a cena “Os Saltimbancos tiveram filhos”

 

MELHOR ATRIZ ESTREANTE INFANTOJUVENIL

Isis Oliveira da Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP com a cena “Chá de Alice”

 

MELHOR ATRIZ

Silvia Ricci do São Paulo Futebol Clube com a cena “A Cantora Careca”

 

MELHOR ATRIZ INFANTOJUVENIL

Catharina Molan do Clube Paineiras do Morumby com a cena “Moanas”

 

MELHOR ATOR

José Roberto Giusti do Esporte Clube Pinheiros com a cena “Carta para minha neta”

 

MELHOR ATOR INFANTOJUVENIL

Victor Hugo da Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP com a cena “Chá de Alice”

 

MELHOR DIRETOR

Ian Noppney e Dani Theller do São Paulo Futebol Clube com a cena “A Cantora Careca”

 

MELHOR CENA CURTA

São Paulo Futebol Clube com a cena “A Cantora Careca”

 

MELHOR CENA CURTA INFANTOJUVENIL

São Paulo Futebol Clube com a cena “Hamlet, um resumo para esquecer”
 

As cenas “Hamlet, um resumo para esquecer” e “A Cantora Careca”, do São Paulo Futebol Clube e “Chá de Alice”, da Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP, foram as principais vencedoras do festival. 

Atrizes na cena “A Cantora Careca”, do São Paulo Futebol Clube

Foto: James Crompton/Sindi Clubes

 

“Hamlet, um resumo para esquecer”, do São Paulo Futebol Clube, que contou sobre a graciosa companhia de Malasartes e outras artes que apresenta em Itabimboca de Sobral: “Hamlet - um resumo pra não se esquecer”. Entretanto, não contavam com uma surpresa que assolaria a praça da cidade, levou cinco premiações, dentre elas de Melhor Maquiagem, Melhor Texto Original, Melhor Atriz Coadjuvante Infantojuvenil, Melhor Ator Coadjuvante Infantojuvenil e Melhor Cena Curta Infantojuvenil. 

Davi Nolasco Calabria, vencedor como Melhor Ator Coadjuvante Infantojuvenil, enfatizou a felicidade do grupo em vencer o prêmio principal e a primordial orientação do diretor: “Foi muito bom a gente ter ganhado o prêmio de Cenas Curtas Infantojuvenil, graças ao Caio Silvano, nosso professor, ele é uma inspiração para gente e temos muito orgulho, pois foi tudo graças a ele. Estamos muito felizes!”

A cena “A Cantora Careca”, também do São Paulo Futebol Clube, trouxe a comédia de Eugène Ionesco que versa sobre a história de duas famílias inglesas do pós-guerra, burguesas e decadentes: O casal Smith e o casal Martin. A ideia fulcral centra-se na dificuldade de comunicação ou a não comunicação entre as pessoas, desconectando-se umas das outras por não terem nada a dizer, e também foi premiada em cinco categorias com os troféus de Melhor Cenografia e/ou Adereços Cênicos, Melhor Atriz Estreante, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Cena Curta

Bartira Castro, vencedora como Melhor Atriz Estreante, agradeceu pela oportunidade: “Eu quero agradecer ao Sindi Clubes por este prêmio e agradecer às meninas que compartilharam comigo o palco. Foi muito emocionante para mim ganhar este prêmio, principalmente por começar agora, porque estou estreando e já conseguir este prêmio. A gente trabalhou bastante e o mais importante, a gente se divertiu no palco!”

Já a esquete “Chá de Alice”, da Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP, trouxe um recorte sobre Alice, que está com muitas saudades dos seus amigos e resolve organizar um Chá no País das Maravilhas para rever todos. Com isso conta com a ajuda do Chapeleiro Maluco para convidá-los. O que não contavam é que a Rainha de Copas descobriria e estaria armada a confusão. Muita alegria e confusão no Chá mais divertido dos últimos tempos, foi a terceira mais premiada, levando troféus em três categorias: Melhor Figurino, Melhor Atriz Estreante Infantojuvenil e Melhor Ator Infantojuvenil.

Atores em cena na esquete “Chá de Alice”, da Associação Atlética Banco do Brasil São Paulo - AABB SP

Foto: James Crompton/Sindi Clubes

Por fim, André Blumenschein, Diretor do Grupo de Teatro do Clube Ipê, também expressou seu apreço com o festival. “Eu estou muito satisfeito e muito agradecido ao Sindi Clubes por essa oportunidade da gente trocar com os outros grupos e de levar as nossas experiências artísticas para outros espaços. E poder trocar, observar como é feito o figurino, como é feito o cenário, ver que tanto os jovens quanto as pessoas mais idosas estão envolvidas na arte, isso não tem preço”.

 

Sobre o Sindi Clubes SP

Completando 36 anos de existência em 2025, o Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo - Sindi Clubes - é o único representante oficial dos clubes esportivos, sociais, culturais e recreativos no Estado de São Paulo, com uma base de 1,4 mil clubes representados, que empregam diretamente 60 mil colaboradores e reúnem aproximadamente 2,5 milhões de associados. Fundado em 1989, tem por objetivo promover e defender os interesses dos clubes, bem como contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento do segmento. O sindicato atua em diversas frentes, como na negociação das convenções coletivas de trabalho da categoria, na oferta de serviços de consultoria jurídica e técnica, e na realização de eventos e cursos voltados para a gestão e operação dos clubes. Além disso, o Sindi Clubes busca fomentar a integração e o intercâmbio entre os associados, visando fortalecer o setor e proporcionar experiências positivas aos frequentadores dos clubes associados.

Mais informações: https://sindiclubesp.com.br/home/

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Keise Tiffany Astolpho
[email protected]


Notícias Relacionadas »