A LLYC (BME:LLYC) obteve um lucro líquido de 9 milhões de euros, 7,2% a mais do que no exercício anterior. Os resultados auditados da empresa de Marketing e Corporate Affairs confirmam o forte crescimento do negócio adiantado em fevereiro. As receitas totais e operacionais da consultoria aumentaram 19% para 115,1 milhões de euros e 93,1 milhões de euros respectivamente, um novo recorde para a empresa. Já o EBITDA recorrente (resultado operacional bruto) melhorou 3% e ficou em 17,4 milhões de euros. Os números estão em linha com a atualização de previsões feita pela empresa em outubro, depois da exclusão da BAM. No período 2020-2024, as receitas cresceram 2,6 vezes e o EBITDA, 2,1.
A LLYC alcançou este crescimento com uma sólida posição financeira. A empresa fechou 2024 com 9,1 milhões de euros em caixa e uma dívida líquida de 26,1 milhões de euros, 1,5 vez o EBITDA. A empresa manterá a sua política de dividendos: no ano passado, a remuneração dos acionistas aumentou em 30%, chegando a € 0,172 por título (ao todo 2 milhões de euros debitados da reserva de prêmio de emissão).
“O ano de 2024 foi especialmente desafiador para a LLYC por muitos motivos, mas estamos imensamente satisfeitos com o trabalho realizado pela equipe e com o resultado alcançado. Crescemos em todos os principais números do negócio e continuamos contando com uma situação financeira solvente que nos permitirá continuar crescendo no futuro”, afirma Francisco Sánchez-Rivas, presidente do conselho de administração da LLYC.
A área de Corporate Affairs respondeu por 59% das receitas operacionais da LLYC e por 75% do EBITDA recorrente. O Marketing representou 41% das receitas operacionais e 25% do EBITDA recorrente. Em termos regionais, a distribuição é a seguinte: Europa (38% das receitas operacionais e 29% do EBITDA), América Latina (40% e 28%) e Estados Unidos (22% e 43%).
Estados Unidos, segundo mercado
Ao todo, a LLYC destinou um investimento recorde de mais de 30 milhões de euros para fazer três aquisições em mercados-chave: Lambert by LLYC nos Estados Unidos, Dattis by LLYC na Colômbia (que levou a operação da empresa à liderança no mercado) e Zeus by LLYC na Espanha (que adicionou à empresa grandes capacidades em visualização de dados).
Após a compra da Lambert by LLYC, os Estados Unidos se consolidaram como o segundo maior mercado da empresa. Ela ampliou sua presença na Costa Leste e Centro-Oeste, estabelecendo uma plataforma sólida para o crescimento futuro. Com uma equipe de mais de 100 profissionais, a empresa combina a sua experiência global com conhecimentos locais para oferecer soluções inovadoras em marketing e comunicação corporativa.
Em dezembro de 2024, a LLYC vendeu a sua participação de 80% na agência BAM, com sede em San Diego. A operação, que permitiu recuperar o investimento inicial, não afeta os planos de crescimento nos EUA.
Um ano de transformação
O ano de 2024 também foi de transformação para a LLYC. A empresa acelerou a integração da sua oferta comercial, tendo como elemento-chave um componente inovador importante, e renovou o seu modelo organizacional com duas grandes áreas de negócio — Marketing e Corporate Affairs — para torná-lo mais ágil e eficiente.
No ano passado, a LLYC conquistou contratos importantes em serviços de marketing (Michigan Business Development Corporation, Vodafone, Turespaña e IFEMA Madrid), o que confirma a sua abordagem diferenciada na prestação desses serviços. Além disso, a empresa integrou 100% a BESO by LLYC e a Apache parte da LLYC, iniciando uma prática integrada com serviços de Brand and Ad, Paid Media e Performance, Growth e Deep Learning.
“Somos maiores e melhores do que um ano atrás. Demonstramos a nossa capacidade para superar novos desafios e alcançar as metas que estabelecemos para nós mesmos, apesar de termos enfrentado um ano de transformação total. O ano de 2025 será importante para a nossa consolidação e para o nosso crescimento, e também para trabalharmos no nosso novo plano estratégico para os próximos três anos. Estabelecemos bases sólidas para isto”, afirma Alejandro Romero, Sócio e CEO Global da LLYC.
Mais inovação
A LLYC está continuamente focada em transformar a sua oferta por meio da inovação. Nos últimos três anos, a empresa destinou quase 5 milhões de euros a isso. Somente em 2024, o investimento aumentou 95%, chegando a 2,5 milhões de euros, o que permitiu a criação do AI Media Activation, um sistema baseado em inteligência artificial que permite monitorar e otimizar campanhas em publicidade digital. Além disso, foi lançado um assistente de redação, um projeto piloto que permite gerar rascunhos de notícias que mantêm o estilo de comunicação da marca.
Miguel Lucas, Diretor Sênior Global de Inovação da LLYC foi reconhecido, em 2024, como o melhor profissional de relações públicas na Europa, no PRWeek Global Awards.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
STEPHANIE DA SILVA WANDERLEY BARRETO
[email protected]