A Odontoprev, líder em planos odontológicos na América Latina, acaba de divulgar seu Relatório de Sustentabilidade de 2024. O material traz as ações realizadas em diferentes frentes, investimentos feitos em diversas áreas, reconhecimentos do mercado, prêmios e conquistas do ano. Os dados presentes no material comprovam que a marca segue como uma referência nos pilares ESG (ambiental, social e governança), principalmente entre as empresas da área da saúde.
Assim como nos anos anteriores, as iniciativas continuam sendo pautadas pela agenda ESG, um direcionamento que, desde 1987, vem sendo aprimorado periodicamente e que está em constante evolução. O relatório foi elaborado de forma colaborativa com a participação de todas as áreas da companhia, compila os resultados da sua proposta de geração de valor e já está disponível no site da empresa.
Um dos grandes marcos de 2024 foi a transição na liderança da Odontoprev. Após mais de oito anos na companhia como Diretor Comercial, Elsen Carvalho assumiu como CEO da companhia com o compromisso de dar continuidade à estratégia da empresa de forma sustentável e explorar, ainda mais, novas oportunidades para impulsionar a odontologia de qualidade no Brasil.
:: Destaques Ambientais e Sociais
No pilar ambiental, a companhia seguiu o compromisso de mitigar os impactos e reafirmou a transparência na gestão de emissões. Por mais um ano, manteve o comprometimento de neutralizar 100% das emissões de gases de efeito estufa e obteve o selo prata do Inventário GHG Protocol.
A marca lançou o relatório de conclusão da Expedição Ondas Limpas na Estrada, que promoveu mais de 170 mutirões de limpeza em 308 praias, distribuídas por 17 estados brasileiros. O estudo representa o maior levantamento já feito no país sobre resíduos marinhos e reforça o compromisso com a preservação dos ecossistemas e a agenda ambiental. A iniciativa contou com a participação de colaboradores e resultou na coleta de mais de duas toneladas de resíduos sólidos.
O impacto também foi positivo no âmbito social. O destaque ficou para o lançamento do projeto Sorriso Indígena, uma iniciativa tem se desdobrado em ações de capacitação, assistência integral e cuidados com as crianças, fortalecendo as políticas públicas de saúde indígena e incentivando sistemas alimentares mais saudáveis e sustentáveis dentro das comunidades. No último ano, a iniciativa apoiou também instituições como Ações do Bem, ONG Zoé, Xingu+Catu, entre outras.
Entre as ações do projeto Sorriso Indígena, em uma parceria inédita, a Odontoprev e o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF Brasil) uniram forças com o objetivo de impactar a vida de 30 mil crianças indígenas até 2025, contribuindo para o enfrentamento à desnutrição infantil e promovendo o acesso à saúde. Atuando de forma efetiva, a ação tem sido desenvolvida principalmente em cinco estados estratégicos – Acre, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima –, onde há alta concentração de comunidades.
No período anual, a Odontoprev investiu mais de R$ 7,3 milhões em projetos sociais, culturais e esportivos por meio de Investimento Social Privado, beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas direta e indiretamente.
:: Olhar para o público interno também é prioridade
Para fortalecer a conexão entre colaborador e liderança, a companhia desenvolveu o OdontoCast, um podcast interno que aproxima a alta liderança do time por meio de bate-papos sobre carreira, estratégia e desafios do negócio. Além disso, criou o programa Mentoria para Mulheres que visa impulsionar o desenvolvimento profissional das colaboradoras no primeiro nível de liderança e é uma das ações que apoiam a companhia no atingimento da meta de ter 50% de mulheres em cargos de liderança até 2030.
Por fim, o Sorriso Voluntário, programa de voluntariado corporativo da Odontoprev, criado para fortalecer o engajamento dos colaboradores e ampliar o impacto positivo na sociedade, apoiou nove instituições, com a participação ativa de 259 colaboradores, que dedicaram um total de 826 horas a atividades voluntárias. Como resultado, impactou mais de 21 mil pessoas, direta e indiretamente, no ano de 2024.
:: Reconhecimentos e premiações
Esse e outros feitos conquistaram reconhecimentos importantes. A Odontoprev recebeu o Prêmio Experience Awards 2024 por oferecer experiências excepcionais aos clientes, e pela 22ª vez venceu o prêmio Top of Mind de RH. A marca também foi eleita pela Revista TIME como a 6ª empresa global mais bem avaliada no ranking "World's Best Companies in Sustainable Growth 2025", o que demonstra um notável desempenho em crescimento sustentável, e conquistou pela 3ª vez consecutiva o Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Prefeitura de São Paulo (SP).
Além disso, foi reconhecida pela 4ª vez no Prêmio 100+ Inovadoras com foco em tecnologia e inovação. Outra conquista importante foi que pela 2ª vez consecutiva, a companhia integrou o índice IDIVERSA, da B3, e certificada no ranking GPTW como uma das melhores empresas para se trabalhar em Barueri, figurando entre as 150 melhores do Brasil.
:: Desempenho operacional e financeiro
Em 2024, a Odontoprev consolidou ainda mais seu posicionamento como referência em planos odontológicos no Brasil, e os números reforçam essa liderança. A marca atingiu uma base de 8,9 milhões de beneficiários, com uma adição líquida de 306 mil vidas, e a receita operacional líquida apresentou um sólido crescimento, alcançando R$ 2,27 bilhões no ano.
O crescimento, outrora muito baseado no segmento empresarial, hoje acontece também em larga escala nos segmentos massificados, especialmente nas Pequenas e Médias Empresas. Por ser um segmento ainda pouco penetrado, a companhia acredita que se trata de uma enorme oportunidade de crescimento. Sobretudo, para expandir a odontologia de qualidade para muito mais brasileiros.
A tecnologia desempenhou um papel fundamental para alicerçar esses números. A empresa investiu mais de R$ 88 milhões em 2024, direcionando esses recursos principalmente para o aperfeiçoamento da infraestrutura e a otimização de processos na plataforma tecnológica proprietária.
Para Elsen Carvalho, CEO da Odontoprev, “a tecnologia tem nos permitido cada vez mais aprimorar as jornadas dos nossos beneficiários, dentistas credenciados, clientes empresariais (RHs) e nossos parceiros corretores. Sem eles, não seria possível ter construído a maior empresa de planos odontológicos da América Latina".
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BIANCA CHIOCCOLA CIBOTO
[email protected]