Quem sacou o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em 2024, precisa declarar o valor no Imposto de Renda deste ano. Apesar desse tipo de saque ser isento de cobrança de imposto, o valor precisa ser declarado para que possa ser justificada qualquer variação patrimonial. “A exigência vale para quem fez saque-aniversário, retirou recursos do FGTS para compra de imóvel, fez o saque após demissão ou qualquer motivo que permitiu a retirada do dinheiro”, explica Valdir Amorim, Especialista em IR da IOB, empresa que une tecnologia e conhecimento legal para facilitar as rotinas fiscais de contadores e empresas.
O valor sacado precisa ser informado na ficha ‘Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. Confira o passo a passo:
“Declarar o Fundo de Garantia é importante por conta da variação patrimonial do contribuinte, sobretudo quando o saque do FGTS for utilizado para quitar financiamentos imobiliários ou mesmo para amortizar débitos pendentes. A Receita Federal pode pedir explicação sobre este valor dentro de um prazo de cinco anos”, ressalta Amorim.
Para consultar o valor sacado do Fundo, a Caixa Econômica Federal disponibiliza o extrato pelo site. Para acessar, basta informar o número do NIS e clicar em “cadastrar senha”, ler o regulamento e aceitar. Logo após, é necessário preencher todos os campos com os dados pessoais, incluindo o número do título de eleitor. Criar uma senha com até oito dígitos e então ter acesso aos valores.
IOB I Tecnologia e Inteligência
A IOB une Inteligência em legislação e Tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e empresas. Referência nas áreas fiscal, contábil, tributária, trabalhista, previdenciária e jurídica, se destaca pela confiabilidade aliada às soluções tecnológicas, inteligentes e humanizadas para cada cliente.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELA FREITAS DE OLIVEIRA
[email protected]