Três projetos brasileiros concorrem a 40 mil euros na 8ª edição dos Prêmios à Inovação Social da Fundación MAPFRE

CAROLINA FERRAZ
30/04/2025 17h22 - Atualizado há 14 horas

Crédito: Divulgação Fundación MAPFRE

A cerimônia de premiação acontecerá no dia 12 de maio, no Museu Reina Sofia, em Madri
 

São Paulo, 30 de abril de 2025 — Três projetos brasileiros estão entre os finalistas da 8ª edição dos Prêmios Fundación MAPFRE à Inovação Social, uma das principais premiações internacionais voltadas a iniciativas que geram impacto social positivo. A premiação, promovida pela Fundación MAPFRE em parceria com a IE University, reconhece soluções inovadoras nas áreas de melhoria da saúde e tecnologia digital (e-Health), economia sênior e mobilidade sustentável e segurança viária.

Demonstrando a força da inovação social no Brasil, os três projetos finalistas vêm de diferentes regiões do país e propõem transformações concretas para desafios cotidianos. Na categoria “Mobilidade Segura e Sustentável”, o MyPloy se destaca como uma solução inédita no país, visando o bem-estar e o conforto da população. Diante de um cenário nacional com menos de 5% de calçadas acessíveis, o dispositivo inovador acoplável às cadeiras de rodas convencionais surge para otimizar a praticidade, reduzir o risco de acidentes e ampliar a autonomia dos usuários.

Já na categoria “Economia Sênior”, a Vivmais propõe um envelhecimento ativo por meio de uma rede de integração social e cuidado. Sua plataforma tecnológica conecta idosos, oferecendo acompanhamento e assistência em diversas atividades cotidianas, desde exercícios físicos e atividades cognitivas até aulas e suporte emocional.

Por fim, na categoria “Melhoria da Saúde e Tecnologia Digital”, a Aicury direciona seus esforços para auxiliar pacientes em recuperação pós-cirúrgica e tratamento de feridas. A startup desenvolveu um chatbot inteligente que utiliza inteligência artificial para coletar dados dos pacientes e realizar um acompanhamento diário sobre a evolução da ferida, além de fornecer orientações para a troca de curativos no ambiente doméstico.

A grande final, na qual os vencedores de cada categoria receberão 40 mil euros para impulsionar suas soluções, será realizada no dia 12 de maio, em Madri, na Espanha. O evento será transmitido ao vivo pelo site da Fundación MAPFRE.
“Acreditamos no poder da inovação social para transformar realidades e construir um futuro mais justo e sustentável. Os finalistas brasileiros são exemplos inspiradores de como boas ideias podem gerar mudanças concretas”, afirma Fátima Lima, representante da Fundación MAPFRE no Brasil.
A edição deste ano recebeu propostas de quatro regiões do mundo, sendo América Latina, Europa, Estados Unidos e México. Os projetos passaram por uma rigorosa seleção, que avaliou inovação, viabilidade, impacto social e potencial de escalabilidade.
Para mais informações, acesse: www.fundacionmapfre.com.br/premios-bolsas/fundacion-mapfre-inovacao-social

Sobre a Fundación MAPFRE
A Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e apoia iniciativas em cinco áreas: Prevenção e Segurança Viária; Promoção da Saúde; Seguro e Previdência Social; Ação Social; e Cultura. Com sede na Espanha e presença em diversos países da Europa e América Latina, a Fundación MAPFRE, beneficia milhões de pessoas com os diversos programas desenvolvidos em todo o país nesse período. Desde então, trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas e contribuir para o progresso social, garantindo a formação do cidadão e a conscientização da sociedade.

Informações para a imprensa — Loures Comunicação
Guilherme Macabelliguilherme.macabelli@fsb.com.br
Carolina Ferrazcarolina.ferraz@fsb.com.br
Pedro Oliveirapedro.oliveira@loures.com.br

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA NEVES FERRAZ DO AMARAL
carolina.ferraz@fsb.com.br