Em tempos de redes sociais, hiperconectividade e múltiplas demandas, muitas famílias enfrentam dificuldades para manter o diálogo aberto e saudável com crianças e adolescentes. Não à toa, produções como a série "Adolescência" têm gerado tanta identificação ao escancarar os conflitos e distanciamentos entre gerações.
Com o objetivo de apoiar e acolher as famílias nesse processo, o Coleguium realiza mais uma edição do projeto "Papo Família" — uma iniciativa da Supervisão de Psicologia Escolar e do programa LIV (Laboratório Inteligência de Vida; disciplina socioemocional), que promove espaços de conversa sobre temas essenciais para o desenvolvimento dos estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Neste primeiro semestre, o tema central é "A importância dos limites na formação de crianças e adolescentes", que será abordado em palestras nos dias 6 e 7 de maio. A proposta é discutir como a definição de limites pode deixar de ser vista como algo negativo e passar a ser compreendida como um gesto de cuidado e orientação.
O bate-papo com as famílias será conduzido pela supervisora de Psicologia Escolar e LIV, Daliane Ferreira, e pela coordenadora geral de Educação Infantil e Anos Iniciais do Coleguium, Toshanska Semensato. A dupla vai abordar as principais dúvidas encaminhadas pelas famílias, além de indicar práticas, leituras e estratégias para facilitar esse processo no dia a dia.
Uma das novidades deste ano é a realização dos encontros em formato de polos, nas próprias unidades do Coleguium, com o objetivo de facilitar o acesso e oferecer um suporte mais próximo às famílias. Com isso, a iniciativa passa a ter duas edições por semestre, em diferentes regiões da cidade. Para a edição de maio, foram escolhidas as unidades Ouro Preto e Belvedere.
Discussão e dúvidas em torno dos limites A temática desta edição tem como objetivo mostrar para as famílias o quanto os limites estão presentes na rotina e a importância deles como norteadores para a formação e desenvolvimento das crianças e adolescentes. "Queremos mostrar o limite não como vilão, mas como ponto orientador. Vamos trazer práticas desse estabelecimento e reflexões do quanto a parentalidade que impõe limites está no campo de referência de norteador, mas também como isso permite maior aproximação por meio de pactos em comum", explica Daliane.
Ela reforça que a ausência de limites e acompanhamento por parte da família pode resultar em impactos diversos, inclusive podendo levar o adolescente ou criança a acabar adotando comportamentos e situações de grande gravidade, como os retratados na série “Adolescência”. "Nosso objetivo é oferecer suporte para a família e trazê-la para abordarmos o tema de forma complementar. Muitas vezes, quando falamos de limites e bullying, a escola já tem ferramentas sistematizadas para lidar com essa situação - como, no nosso caso, o Guia do Aluno e um programa antibullying. Então, buscamos compartilhar esse caminho e mostrar a importância dessa parceria e presença da família, para o bem do desenvolvimento das crianças e adolescentes", aponta.
"Papo Família" Realizado desde 2023 e aberto a todos os responsáveis da rede, o projeto é mais do que uma palestra: é um espaço de escuta, acolhimento e troca de experiências. A iniciativa aborda os temas mais latentes e relevantes que estão na rotina das famílias com objetivo de promover diálogo, conhecimento e fornecer ferramentas para lidar com as questões do dia a dia da criação de crianças e adolescentes.
A escolha dos temas parte de indicações e dúvidas enviadas pelas próprias famílias no momento da inscrição para cada edição. "A iniciativa oferece acolhimento e abre espaço para famílias terem voz, tirarem dúvidas, trazerem seus pontos, com espaço para perguntas enviadas antes do evento ou realizadas durante o bate-papo. É um momento de compartilhar e trocar experiências entre as famílias e formar uma rede de apoio", aponta Daliane. O evento também contará com o sorteio e indicação de livros que aprofundam o tema, oferecendo ferramentas para que os responsáveis possam continuar a reflexão em casa.
Metodologia LIV No Coleguium, temas como esse não se restringem a eventos pontuais: fazem parte da rotina escolar. Por meio do programa Laboratório Inteligência de Vida (LIV), os alunos desenvolvem semanalmente competências socioemocionais em atividades que estimulam empatia, diálogo, escuta ativa e resolução de conflitos — sempre de forma contextualizada, de acordo com a faixa etária.
"O trabalho conjunto entre escola e família é essencial. Quando essa parceria acontece de forma respeitosa e contínua, o estudante ganha em segurança, autonomia e repertório emocional para lidar com os desafios do mundo atual", destaca Daliane.