Santos será palco da peça teatral “Se Liga no Trânsito”, no dia 6 de maio. A ação é interativa e gratuita, direcionada para as crianças de 7 a 12 anos, com objetivo de promover conteúdos sobre cidadania, regras de convivência, segurança e proteção nas ruas das cidades.
Ensinar educação no trânsito às crianças é fundamental para reduzir os alarmantes índices de acidentes que as envolvem no Brasil. Em 2023, houve um aumento de quase 8% nos acidentes envolvendo crianças e adolescentes em comparação ao ano anterior, totalizando 119.245 internações por lesões não intencionais, sendo que 10% dessas foram decorrentes de sinistros de trânsito, segundo dados da Aldeias Infantis. Além disso, o portal Transitando pela Vida aponta que, em 2021, 11.172 crianças foram internadas devido a acidentes de trânsito, representando um aumento de 5% em relação a 2020.
A proposta da peça é disseminar informações essenciais sobre as regras de trânsito de forma lúdica e envolvente, utilizando a arte e a brincadeira como ferramentas educativas. Além disso, busca estimular o desenvolvimento de valores e a formação de cidadãos conscientes por meio da vivência de situações do cotidiano no trânsito.
A iniciativa também pretende fortalecer as relações entre as pessoas e as cidades, promovendo um ambiente mais harmonioso. Também leva às crianças e comunidades uma atividade cultural de qualidade, unindo aprendizado e diversão.
Entre os assuntos abordados, estão a qualidade de vida nas cidades, segurança, cuidado e empatia no trânsito e conhecimento sobre as regras de trânsito.
O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, apresenta o Projeto “Se Liga no Trânsito”, com patrocínio da Copersucar e produção da Troupe Trote.
Sobre a Copersucar: Organizada como um ecossistema único e integrado de negócios especializados que abrange acesso à produção, logística, armazenagem e comercialização, a Copersucar S.A. oferece soluções em escala de energia renovável e alimento natural que impulsionam a transição energética e contribuem para a segurança alimentar mundial. A. No interior de São Paulo, nossa atuação vai além dos negócios, apoiando projetos sociais que estão direcionados às comunidades em que atuamos, com foco em educação, formação cultural, apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade social e, sobretudo, ao esporte. Saiba mais em nosso site: https://www.copersucar.com.br/sustentabilidade/
Sobre o PROAC: O ProAC ICMS é a modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária. Com o projeto aprovado, o proponente pode solicitar patrocínio a empresas sediadas em São Paulo. Estas, por sua vez, recebem descontos no imposto devido, como forma de estímulo ao patrocínio. Qualquer empresa pode ser patrocinadora via ProAC ICMS, bastando ser contribuinte deste imposto e estar em dia com suas obrigações fiscais. A fim de garantir uma ampla distribuição dos recursos disponíveis, a legislação do ProAC ICMS estabelece limites máximos de captação para cada tipo de projeto, além de limitar também a quantidade de projetos por proponente. Para as empresas há, ainda, um limite máximo de valor a ser patrocinado, que varia percentualmente segundo o volume de impostos a recolher.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE CRISTINA CAMPOS MANCINI
[email protected]