Trio Baru celebra 20 Anos de música no Teatro de Sobradinho nesta sexta (2/5)

Verbo Nostro
01/05/2025 15h04 - Atualizado há 1 dia

Trio Baru celebra 20 Anos de música no Teatro de Sobradinho nesta sexta (2/5)
foto de Clausen Bonifácio
Aberta e gratuita, a apresentação será às 20h e celebra duas décadas de história do trio na música instrumental brasileira

Brasília (DF) - 1º de maio de 2025 - O Trio Baru apresenta espetáculo gratuito, em Brasília, nesta sexta-feira, 2 de maio, às 20h, no Teatro de Sobradinho (Q 12 – Sobradinho). A apresentação faz parte da turnê de 20 anos do grupo. Os interessados podem retirar os ingressos na entrada do teatro, por ordem de chegada no local.

A ação comemorativa do trio começou por Brasília no dia 3 de abril e depois desta apresentação na cidade, seguirá pelos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás.  O projeto é realizado com recursos do FAC (Fundo de Apoio a Cultura do DF).

Foto de Clausen Bonifácio

Formado pelos instrumentistas brasileiros Nelson Latif (violão e cavaquinho), João Bosco Oliveira (violão) e Sandro Alves (percussão), o Trio Baru é considerado um dos grupos mais longevos e respeitados do cenário instrumental da capital federal. Essa trajetória mantém a essência acústica e autoral, com sonoridade que ultrapassa fronteiras geográficas e culturais.  Ao longo do ano, a circulação contará com 10 concertos.

Trajetória
O Trio Baru nasceu em 2005, a partir de um convite para tocar na Holanda, durante o tradicional Encontro Europeu de Capoeira. Na ocasião, o grupo era formado por Nelson Latif, Bosco Oliveira e Fernando Corbal (ambos nos violões). Inicialmente batizado como Trio Violonístico, o grupo mais tarde adotou o nome atual.

Desde então, o trio percorreu palcos de todo o Brasil e realizou diversas turnês internacionais nas Américas, África, Europa e Oriente Médio; construindo uma sólida base em Brasília, cidade que os músicos consideram sua "casa musical". O violonista Nelson Latif destaca a intensidade da vida musical na capital: “Brasília tem músicos excelentes e uma cena muito ativa, o que nos inspirou a evoluir. Estar em contato com tantos artistas nos trouxe experiência e prática instrumental”.

Foto de Tiago Berinjela

Entre os momentos marcantes da trajetória, Latif relembra: “Nosso concerto em Nova York, em 2009, foi nossa primeira viagem aos EUA. Tocar no The America Society foi incrível. E depois, a passagem por Moçambique, na África foi uma experiência profundamente transformadora”. 

Produção autoral e projetos
Em 2011, o Trio Baru lançou o álbum "Alma Brasileira", com repertório autoral e homenagens a grandes compositores do país. A turnê de lançamento percorreu várias cidades e, em 2016, o espetáculo foi retomado, incluindo apresentações na Guatemala e na Holanda.
Mais recentemente, em 2020, o grupo participou da websérie "Marinho Lima e Trio Baru", com seis episódios gravados no palco do Teatro da Aliança Francesa de Brasília e lançados no canal oficial do músico no YouTube. As performances destacam o trio em momentos intimistas e criativos.

Para 2025, novos lançamentos estão no horizonte. Nesta nova temporada, o trio vai lançar um EP com seis faixas autorais e inclui nos planos futuros produzir um vinil comemorativo para comemoração dos próximos 30 anos.

Carreira dos músicos
Nelson Latif

Foto de Clausen Bonifácio


Com o cavaquinho e o violão acústico, Nelson Latif formou sua identidade musical na lendária cena jazzística de São Paulo dos anos 1980. Com raízes no Choro e no Jazz, Latif funde estilos brasileiros e uma técnica de violão clássico com diversas influências musicais. Em seu fraseado melódico, ouve-se bebop e síncopes brasileiras. Como promotor cultural, tem coordenado projetos educacionais para universidades e instituições culturais ao redor do mundo.

João Bosco de Oliveira 

Foto de Clausen Bonifácio


O músico nasceu em Brasília e iniciou seus estudos de violão aos oito anos. Estudou na Escola de Música de Brasília e na Universidade de Brasília - UNB, graduando-se em 1992. Bosco participou de diversos concursos internacionais de violão e venceu quatro deles. Já se apresentou em Brasília e em outras cidades brasileiras, e sempre recebe excelentes críticas na imprensa brasileira. Bosco Oliveira foi professor do Departamento de violão clássico da Escola de Música de Brasília.

Sandro Alves

Foto de Clausen Bonifácio


Carioca, o percussionista Sandro Alves é conhecido por suas raízes no samba. É especialista em misturar os estilos tradicionais da música afro-brasileira com o jazz moderno. Além de tocar no Trio Baru, Alves também pode ser visto em todo o Brasil como sideman de alguns dos principais cantores do país.

SERVIÇO
Turnê Trio Baru – 20 anos

Espetáculo gratuito em Brasília
Data: 2/5/2025  
Onde: Teatro de Sobradinho
Horário: 20h
Endereço: Q 12 - Sobradinho, Brasília – DF
Ingressos gratuitos – com retirada e entrada por ordem de chegada no local.
OBS> Em breve, o trio divulgará agendas em outras cidades.

Trio Baru (sites)
www.triobaru.com
www.nelsonlatif.com

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


FONTE: https://www.instagram.com/verbonostro/
Notícias Relacionadas »