Otimização de custos é fundamental para uma estratégia de crescimento das organizações, aponta estudo da Deloitte

Investimentos de longo prazo, especialmente em tecnologia e parcerias especializadas, são as principais recomendações do estudo de empresas referência no mundo

JEFFREY GROUP
30/04/2025 11h22 - Atualizado há 17 horas

Otimização de custos é fundamental para uma estratégia de crescimento das organizações, aponta estudo da Deloitte
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A evolução da gestão de custos requer investimentos de longo prazo, especialmente em tecnologia e parcerias especializadas, segundo estudo da Deloitte. Para o máximo potencial de otimização de recursos, as empresas referências ao redor do mundo estão indo além dos cortes isolados de gastos ou de possíveis práticas de micro-gerenciamento. Elas vêm adotando estratégias holísticas para liberar capital voltado à resiliência dos negócios e prosperidade das receitas financeiras.     

Para chegar às conclusões no estudo “Desbloqueando a Promessa de Otimização de Custos”, a Deloitte, organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, analisou cases e conversou ao longo do 2º semestre do ano passado com executivos de estratégia, operações e transformação de grandes organizações bem-sucedidas, como exemplo as na lista da Revista Fortune 500 (que inclui as maiores empresas dos EUA).


Os especialistas também abordaram profissionais de diversas firmas-membro da Deloitte Global, em ramos diferentes de atuação em negócios – empresas de serviços públicos, de energia, saúde e varejo, por exemplo - em todo o mundo. Os modelos abordagens mais comuns e/ou em crescimento nessas organizações, visando a melhor gestão de recursos financeiros, são:    

- Priorizar recursos financeiros para infraestrutura tecnológica de gestão, armazenamento e processamento de dados, visando benefícios de longo prazo;

- Integrar soluções tecnológicas, quebrando silos e promovendo sinergias interdepartamentais;

- Investir em inteligência artificial para ampliar eficiência e a capacidade produtiva operacional, as análises, os insights, a inovação de produtos e serviços e as ações de relacionamento com públicos-alvo;

- Estabelecer parcerias estratégicas capazes de impulsionar a inovação em áreas centrais, muito além das entregas em departamentos secundários e de apoio ao negócio.

Investimentos de longo prazo envolvendo tecnologia estão entre os adotados por concessionárias de energia, por exemplo. Frente aos eventos climáticos mais constantes e rigorosos, as prestadoras desse serviço público têm utilizado soluções de inteligência artificial para mitigar riscos e evitar despesas muito maiores para remediá-los. O intuito é ampliar a capacidade estratégica de monitoramento, por meio de dados e insights preditivos, evitando “quedas de luz” e até mesmo que fiações elétricas soltas iniciem incêndios florestais, por exemplo.

Nas varejistas, embora a inteligência artificial apresente oportunidades sem precedentes para a conexão com compradores, a manipulação incorreta de informações pode comprometer a privacidade dos clientes e impactar na reputação das marcas. Contudo, operar uma equipe interna para supervisionar a privacidade de dados e a segurança cibernética exige talentos, implica em custos relevantes e expertise que foge ao core da organização. É nesse cenário que muitas organizações utilizam a terceirização especializada, com a prestação de serviços para o monitoramento e o suporte na mitigação de riscos e gestão de crises.  

“A mentalidade de evolução da gestão de custos precisa ir além do foco no simples corte de gastos, do tradicional olhar no detalhe a cada recurso financeiro disponível. Negligenciar investimentos mais estratégicos pode ter efeito contrário. É preciso implementar movimentos capazes de economizar e gerar capital, de forma contínua e de longo prazo, assegurando às organizações vantagens competitivas, condições sustentáveis e de expansão dos negócios”, pondera o sócio de Estratégia, Analytics e M&A, Luiz Caselli, da Deloitte.

Sobre a Deloitte

A Deloitte é a organização com o portfólio de serviços profissionais mais diversificado do mundo, com cerca de 460 mil profissionais em todo o mundo, gerando impactos que realmente importam em mais de 150 países e territórios. Com base nos seus mais de 175 anos de história, fornece serviços de auditoria e asseguração, consultoria tributária, consultoria empresarial, assessoria financeira e consultoria em gestão de riscos para quase 90% das organizações da lista da Fortune Global 500® e milhares de outras empresas. Nossas pessoas proporcionam resultados mensuráveis e duradouros para ajudar a reforçar a confiança pública nos mercados de capitais e permitir aos clientes transformar e prosperar, e lideram o caminho para uma economia mais forte, uma sociedade mais equitativa e um mundo sustentável. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é líder de mercado, com mais de 7.000 profissionais e operações em todo o território nacional, a partir de 18 escritórios. Para mais informações, acesse: www.deloitte.com.br.

A Deloitte refere-se a uma ou mais empresas da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”), sua rede global de firmas-membro e suas entidades relacionadas (coletivamente, a “organização Deloitte”). A DTTL (também chamada de “Deloitte Global”) e cada uma de suas firmas-membro e entidades relacionadas são legalmente separadas e independentes, que não podem se obrigar ou se vincular a terceiros. A DTTL, cada firma-membro da DTTL e cada entidade relacionada são responsáveis apenas por seus próprios atos e omissões, e não entre si. A DTTL não fornece serviços para clientes. Por favor, consulte www.deloitte.com/about para saber mais.

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NATHÁLIA SANTOS DA SILVA
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FONTE: Deloitte - Jeffrey Group
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