Restauração do Palacete Tira Chapéu transforma símbolo de Salvador em centro de formação profissional gratuita

Projeto que agora abriga cursos voltados à preservação do patrimônio histórico reforça a presença da Paper Excellence no Brasil com foco em apoiar a cultura, a educação e o desenvolvimento das comunidades

ROBERTA SENA
29/04/2025 18h16 - Atualizado há 16 horas

Restauração do Palacete Tira Chapéu transforma símbolo de Salvador em centro de formação profissional gratuita
Palacete Tira Chapéu

Um dos prédios mais emblemáticos do centro histórico de Salvador, o Palacete Tira Chapéu volta a ocupar um lugar de destaque na paisagem e na vida da cidade. Após um cuidadoso processo de restauração, o edifício, inaugurado em 1917 e projetado pelo arquiteto italiano Rossi Baptista, passa a abrigar um programa de formação profissional gratuito voltado à preservação do patrimônio cultural, com sua aula inaugural realizada na última semana.

A iniciativa marca o lançamento do Programa de Responsabilidade Socioambiental e Educação Patrimonial, que oferece capacitação gratuita em áreas como restauro e gestão de edificações históricas. A proposta une a valorização da memória arquitetônica da cidade com a criação de novas oportunidades de trabalho e inclusão social.

A ação também simboliza a chegada da Paper Excellence ao Brasil com uma proposta que vai além do investimento industrial: contribuir ativamente com o desenvolvimento das comunidades e a valorização da cultura brasileira.

“Queremos estar presentes onde podemos fazer a diferença. Ao apoiar projetos como a restauração do Palacete Tira-Chapéu, reforçamos nossa crença de que o desenvolvimento de um país passa, também, pela preservação da sua história e pela capacitação de seu povo”, afirma Claudio Cotrim, presidente da Paper Excellence Brasil. 

“O Palacete Tira Chapéu é mais do que um edifício histórico. Ele carrega memórias, movimentos e transformações. Poder contribuir para que esse espaço volte a pulsar, agora como lugar de aprendizado e desenvolvimento, é motivo de muito orgulho”, reforça Cotrim.

Com patrocínio da iniciativa privada, o restauro e a reativação do Palacete são um exemplo de como o engajamento entre setores pode transformar o patrimônio em ferramenta de educação e cidadania. A ação integra um movimento mais amplo de preservação com responsabilidade socioambiental, aproximando passado e futuro no mesmo endereço.

"Estamos investindo no Brasil desde 2017, com a missão de não apenas crescer como empresa, mas também devolver à sociedade parte desse sucesso por meio de ações que impactam positivamente as comunidades. Seja na saúde, na cultura ou no esporte, acreditamos que nossas ações refletem o futuro que queremos construir", completa Cotrim.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBERTA SENA FELICIANO
[email protected]


Notícias Relacionadas »