Movimento Esgotei recolhe quase 500 quilos de lixo do Rio Cabelo em João Pessoa

Projeto busca conscientizar sobre a preservação da água, rios e mares

JFS
28/04/2025 12h43 - Atualizado há 7 horas

Movimento Esgotei recolhe quase 500 quilos de lixo do Rio Cabelo em João Pessoa
Douglas Schinatto
O Movimento Esgotei, projeto que busca conscientizar sobre a limpeza das águas, como rios e mares, reuniu cerca de 25 voluntários, entre crianças e idosos, no último domingo, 28 de abril, para recolher o lixo às margens do Rio Cabelo, que fica em uma área da NUPPA, Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Segundo o professor de Engenharia Civil e Meio Ambiente da UFBP e um dos líderes do Movimento Esgotei, Joacio Morais, a ação teve como objetivo “recolher o material plástico às margens do rio, principalmente aqueles ficam presos aos galhos, para que nas próximas chuvas eles não sejam levados para o mar.”


Em duas horas de muito trabalho foram recolhidos quase 500 quilos de lixo entre garrafas pet, copos plásticos, latas de bebidas, embalagens de produtos, e até roupas, sapatos e vários produtos quebrados e descartados incorretamente, como vassoura, baldes, pedaço de uma mesa.Também foram recolhidos três pneus e uma calota de carro.

A aposentada Maria Julia Pereira, de 60 anos, participa do projeto há um ano e se emocionou ao ver a quantidade de lixo ao redor do rio. “Eu fico muito triste em ver esta situação. O que custa jogar o lixo no lixo ou levar para casa? As pessoas jogam lixo em qualquer lugar e não estão pensando na natureza, em nós, e no futuro. Este é o meio em que a gente vive, e não é possível que tem gente que não sabe disso”, desabafa ela.

 O professor de Estatísticas, Eufrásio de Andrade, levou o filho Rafael de Andrade, de 11 anos, para ajudar na coleta do lixo. Esta foi a primeira vez que eles participaram do projeto e ficaram impressionados. “Todo mundo tinha que participar desta ação. A gente sente que está fazendo algo pelo meio ambiente e retribuindo um pouco ao planeta”.

Rafael, que encontrou até uma bola no local, conta o que aprendeu com a ação. “A pessoa tá na rua, come um lanchinho, um saquinho de pipoca, não custa jogar no lixo ao invés de jogar no chão”.

O Movimento Esgotei realiza ações mensais de conscientização ambiental e segundo o líder do projeto, Marco Túlio Gusmão, a ideia é que as pessoas mudem seus hábitos no dia a dia, como jogar lixo no lixo, mas também motive a participação em iniciativas sustentáveis. “O propósito do Movimento Esgotei é cuidar das nossas águas, rios e mares, então, em qualquer lugar do mundo, as pessoas podem se unir a esta causa. Pequenas atitudes podem mudar o mundo”. 
 
Todo o lixo recolhido às margens do rio foi reunido na área da universidade e será dada a destinação correta. 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOVENILIO FRANCISCO SOARES
[email protected]


FONTE: Flavia Soares
Notícias Relacionadas »