Dia Mundial da Educação: como aprender novas línguas pode abrir fronteiras na carreira acadêmica

39% dos brasileiros que buscam programas de intercâmbio o fazem com o objetivo de conhecer outras culturas e investir na formação acadêmica e profissional

PEDRO HENRIQUE AMARAL FERREIRA
28/04/2025 09h12 - Atualizado há 10 horas

Dia Mundial da Educação: como aprender novas línguas pode abrir fronteiras na carreira acadêmica
Aprender novas línguas é imprescindível para sua carreira acadêmica e seu futuro no mercado de trabalho. (Imagem: Envato)
 

Comemorado em 28 de abril, o Dia Mundial da Educação reforça a importância do conhecimento como ferramenta de transformação social. Em um mundo cada vez mais interconectado, aprender novos idiomas vai além de ser apenas um diferencial: trata-se de uma ponte para oportunidades que atravessam fronteiras, especialmente no contexto acadêmico. Falar outras línguas permite acessar conteúdos internacionais, participar de intercâmbios, cursar pós-graduações no exterior e ampliar redes de pesquisa com mais facilidade.

 

Segundo dados da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio), 39% dos brasileiros que procuram programas de intercâmbio o fazem motivados pelo desejo de conhecer novas culturas e investir na formação acadêmica e profissional. Além disso, instituições de ensino no exterior valorizam candidatos com proficiência em mais de um idioma, especialmente em processos seletivos para bolsas de estudo. O domínio de línguas como inglês, espanhol ou francês costuma ser um requisito básico para quem deseja estudar fora do país.

 

Para Leiza Oliveira, CEO e fundadora da Minds Idiomas, a fluência em outro idioma representa um divisor de águas na trajetória profissional e acadêmica. “Dominar o inglês não só amplia as oportunidades, como também possibilita o acesso a materiais atualizados, muitas vezes indisponíveis em português. Aprender uma nova língua é investir diretamente no seu crescimento pessoal e profissional”, afirma.

 

Além dos ganhos práticos, aprender novos idiomas também potencializa habilidades cognitivas fundamentais, como memória, foco e flexibilidade mental. No meio acadêmico, essas competências fazem toda a diferença no desempenho e na capacidade de adaptação a novos contextos. Assim, o aprendizado de línguas vai além do currículo, impactando o desenvolvimento intelectual como um todo.

 

Mais do que uma habilidade valorizada no mercado, falar outro idioma é uma forma de expandir horizontes. Em tempos de fronteiras cada vez mais simbólicas, o conhecimento de outras línguas abre caminhos em universidades, centros de pesquisa e empresas ao redor do mundo. Investir nesse aprendizado é, sobretudo, investir em um futuro com mais possibilidades. Neste mês da educação, a Minds Idiomas está com 40% para novas matrículas. Entre em nosso site e saiba mais!

 

Sobre a Minds Idiomas

Com 18 anos de existência, o segredo da rede de idiomas Minds é a tecnologia. Com mais de 70 escolas em todo país, a Minds foi a primeira rede a implantar o ensino do inglês em tablets mantendo os livros físicos. Com especialistas em captação de conteúdo, a CEO Leiza Oliveira, tem consciência que a forma de aprendizado de cada criança e adulto é individual. Personalização e inovação são as palavras que movem franqueados e alunos da rede. O tempo de duração do curso da Minds é de 18 meses e há outras modalidades de ensino personalizadas. Acesse o nosso site e conheça mais sobre o mundo Minds acessando, aqui!

 

Para informações (Imprensa)
Queissada Comunicação
Agência de RP & Digital Full Service
Kayro Almeida - [email protected] - (11) 95867 9102
Beatriz Cerqueira - [email protected] - (11) 99779 9281




 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Pedro Henrique Amaral Ferreira
[email protected]


Notícias Relacionadas »