Cibra lança Projeto Horta Escolar com foco em educação ambiental e segurança alimentar

Projeto deve ocorrer nas 12 cidades em que a empresa possui fábrica

SUZI CORREA
24/04/2025 16h59 - Atualizado há 20 horas

Cibra lança Projeto Horta Escolar com foco em educação ambiental e segurança alimentar
divulgação

Buscando unir educação ambiental, segurança alimentar e transformação social, a Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, lançou o Projeto Horta Escolar Cibra, que tem como principal objetivo transformar hortas em ferramentas pedagógicas e de integração comunitária, além de promover alimentação saudável para a comunidade. A empresa é responsável por fornecer todos os insumos e recursos necessários para a implementação do projeto. 

A primeira horta foi implantada em abril na Escola Municipal Jardim Paraíso, em Luís Eduardo Magalhães (LEM), no interior da Bahia, e servirá como modelo para a expansão da iniciativa para outras 11 cidades onde a companhia mantém fábricas, distribuídas pelos estados do Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Realizado em parceria com a ONG Cidade Sem Fome e a UNIFAAHF (Centro Universitário Arnaldo Horácio Ferreira), o projeto em LEM beneficiará diretamente cerca de 580 alunos, 22 professores e mais de 1.300 famílias da comunidade escolar.   

A proposta envolve a participação ativa dos alunos e professores, desde o plantio até a colheita. Também serão realizadas oficinas práticas com o apoio técnico da ONG parceira, capacitando educadores e estudantes em técnicas agrícolas, irrigação e aproveitamento dos alimentos nas refeições escolares. 

As famílias da comunidade escolar também serão parte fundamental do projeto. Por meio de oficinas e visitas à escola, elas terão a chance de aprender e replicar a criação de hortas em casa, fortalecendo a rede de apoio e multiplicando os benefícios do projeto para toda a comunidade. O ciclo de colheitas será realizado a cada dois meses, com novas atividades sendo constantemente realizadas. 

“Esta é uma ação educativa que integra comunidade escolar, acadêmicos e profissionais da agronomia, com um objetivo claro: cultivar um futuro mais saudável, sustentável e colaborativo. Ao final de um ano, a metodologia implantada será replicada em outras escolas e municípios, tornando o projeto uma referência para o futuro da educação ambiental no Brasil”, destaca Osvaldo Pessan, head de ESG da Cibra. 

Um dos diferenciais do projeto é sua sustentabilidade a longo prazo. Estudantes do curso de Agronomia acompanharão o desenvolvimento da horta e contribuirão para sua manutenção contínua, fortalecendo a conexão entre educação básica e ensino superior. Ao final de um ano, uma avaliação de impacto será conduzida para mensurar os resultados da iniciativa e orientar sua expansão para novas escolas e municípios ligados à operação da empresa. 

Sobre a Cibra 

Há mais de 30 anos no mercado, a Cibra é uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil. Com sede em Camaçari (BA), tem como sócios o grupo americano Omimex e a britânica Anglo American. A empresa opera em WFA - Work From Anywhere (trabalho remoto, sem escritório) para o time corporativo e tem 12 unidades fabris, com operações de produção, importação, formulação e distribuição de fertilizantes nos principais estados agroprodutores do Brasil. Foi pioneira ao lançar o primeiro e-commerce do produto, a CibraStore, e a primeira empresa de fertilizante a lançar uma rede social com inteligência artificial focada no agronegócio, o Jarilo. Desde 2019 é Certificada pela GPTW “Great Place To Work” como uma excelente empresa para trabalhar. Em 2024 foi reconhecida como a 18ª Melhor Empresa para Trabalhar no Agronegócio e como a 3ª Melhor Empresa para Trabalhar na Bahia.  


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUZI MAYUMI CORREA
[email protected]


FONTE: Cibra
Notícias Relacionadas »