Porto Alegre, abril de 2025 – A Stemac inicia o segundo trimestre de 2025 com um passo estratégico para o mercado de geração de energia no Brasil. Considerada a maior especialista nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, a companhia fortalece sua parceria com a Weichai, gigante chinesa da indústria de motores, máquinas e equipamentos pesados, e consolida um movimento de inovação e expansão.
O marco dessa aliança se deu com a assinatura de um novo contrato de cooperação durante a Middle East Energy, em Dubai, que aconteceu no dia 8 de abril. O evento, uma das maiores feiras de energia do mundo, serviu de palco para oficializar um compromisso de longo prazo entre as empresas.
“Selamos nossa relação comercial com uma visão de longo prazo. Transformaremos o mercado de soluções em energia no país, proporcionando aos nossos clientes a vanguarda tecnológica no segmento”, afirma Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da Stemac.
O reforço dessa parceria ganha ainda mais relevância com o início das operações da Weichai no Brasil, em Itumbiara (GO), onde a empresa chinesa estabeleceu sua unidade operacional em dezembro de 2024. Com um investimento inicial de R$ 100 milhões, a nova fábrica, localizada junto ao parque industrial da Stemac, unirá a excelência nacional na fabricação de grupos geradores à tecnologia de ponta da Weichai, criando um ecossistema de inovação e alto desempenho.
Parte do Shandong Heavy Industries Group, que faturou US$ 77 bilhões em 2024, a Weichai é referência global em diferentes segmentos, controlando marcas como a italiana Ferretti (iates de luxo), a Sinotruck (líder mundial em caminhões para serviço pesado), a Lovol e a Shantui (máquinas agrícolas e de construção), a alemã Linde (equipamentos para movimentação interna) e a francesa Baudouin (motores de alta performance).
Com essa aliança, Stemac e Weichai ampliam sua atuação em pesquisa e desenvolvimento para criar motores e grupos geradores mais eficientes e sustentáveis, atendendo a um mercado cada vez mais orientado para soluções ecologicamente corretas. A expertise local da Stemac, combinada à força global da Weichai, possibilita a personalização de produtos para atender às demandas específicas do mercado brasileiro com ainda mais precisão.
“Com a atuação conjunta das empresas, estamos combinando o melhor da experiência local da Stemac com a força global da Weichai, criando produtos que refletem excelência tecnológica e atendem às necessidades do mercado”, reforça Valdo Marques.
Além do desenvolvimento de novas tecnologias, a colaboração também prevê investimentos em treinamento e capacitação para técnicos e operadores, garantindo que as equipes estejam sempre alinhadas com as mais recentes inovações do setor.
A união das empresas ainda abre portas para a exploração de novas oportunidades de mercado nos segmentos de agricultura, construção, transportes, indústria, serviços e residencial, consolidando uma presença forte e integrada.
A sustentabilidade também é um pilar essencial nessa estratégia. Stemac e Weichai estão comprometidas com o desenvolvimento de soluções que, além de oferecerem alto desempenho energético, reduzam os impactos ambientais, promovendo um equilíbrio entre inovação tecnológica e responsabilidade ecológica.
A nova planta em Itumbiara não apenas fortalece a posição da Stemac no setor energético, mas também representa um avanço estratégico na consolidação do Brasil como um polo industrial relevante para o Grupo Shandong, abrindo caminho para um futuro de inovação e crescimento sustentável.
Sobre a Stemac
Líder nacional na fabricação e comercialização de grupos geradores, a Stemac projeta e executa soluções em energia por meio da maior estrutura de atendimento do segmento.
Com organização própria distribuída estrategicamente em 24 estados do país, a empresa oferece acompanhamento integral em projeto, fabricação, instalação, peças e serviços. Além disso, mantém parcerias internacionais que garantem a qualidade e a permanente atualização tecnológica de seus produtos.
A Stemac foi a primeira empresa brasileira do setor a obter a certificação ISO 9001, em 23 de outubro de 1998. A certificação é assegurada através de sistemáticas auditorias realizadas pelo principal órgão certificador do Brasil, o BVC (Bureau Veritas Certification), atendendo aos mais rigorosos princípios de Gestão da Qualidade.
Informações à imprensa:
Máquina
[email protected]
(11) 95029-9020
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISIS PEDRETIS LIMA
[email protected]