Claudio Chena
Depois da temporada internacional, o espetáculo “Circo do Só Eu” retorna a Campinas para apresentação única no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, no dia 3 de maio, sábado, às 15h. Em cena, o ator Esio Magalhães, um dos nomes mais importantes da arte da palhaçaria, e seu personagem Zabobrim, palhaço já conhecido do público por sua extensa atuação em produções do gênero.
Lúdico e divertido, “Circo do Só Eu” traz a história do majestoso Circo do Sol, que, depois de aceitar prazerosamente o convite para se apresentar na cidade e se vê obrigado a cancelar, de última hora, a apresentação do espetáculo.
Diante do impasse, Zabobrim, o palhaço, decide não abandonar o público e vem ao palco, sozinho, com números de equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, mágica, acrobacia, música, entre outros que povoam a imaginação do universo circense.
“Em todos os números há a participação e interação com a plateia, que vai ajudar o espetáculo a se construir”, adianta Esio. “Embora seja um solo e o nome dê a entender que se trata do trabalho de um, o espetáculo é construído no jogo com o coletivo”, destaca.
Carreira internacional
“Circo do Só Eu” foi concebido na temporada de verão em San Bernardo, na Argentina, onde realizou 35 apresentações de rua, entre janeiro e fevereiro de 2003. Desde então, circulou por vários territórios, como comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós e Arapiuns, no Pará; campos de refugiados de guerra do Saara Ocidental; além de praças e teatros da Espanha, Itália, Argentina, Colômbia, Peru, entre outros.
O ator
Esio Magalhães, ator e palhaço brasileiro conhecido por sua dedicação ao teatro popular, é uma das referências na arte da palhaçaria. Em 1998, fundou ao lado de Tiche Vianna o Barracão Teatro, importante centro de pesquisa das artes da cena, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.
Magalhães desenvolve projetos que exploram a figura do palhaço e a interação com o público. Sua atuação é marcada pela profundidade na construção do personagem cômico e pela habilidade em abordar temas complexos através do humor.
O artista também é reconhecido por sua contribuição como educador, ministrando cursos e workshops sobre a arte da palhaçaria e a commedia dell'arte, influenciando novas gerações de artistas cênicos no Brasil. Foi indicado ao Prêmio Shell como melhor ator pelos espetáculos “A Julieta e o Romeu” e “Encruzilhados entre a barbárie e o sonho” (2007 e 2008). Recebeu o Prêmio São Paulo (2017) como melhor ator coadjuvante pelo espetáculo infantil “Dragão de Fogo”, com direção de Marcelo Lazzaratto. Atuou como diretor artístico e palhaço na Expedição Cromossomos, no Saara Ocidental/África.
Sua carreira é testemunho do poder transformador do teatro e da importância da comédia como ferramenta de reflexão social.
Ficha técnica
Direção, concepção e criação: Esio Magalhães
Trilha Sonora Original: Marcelo Onofri
Produtora Executiva: Luzia Ainhoren
Técnico: Eduardo Albergaria
Produção: Barracão Teatro
Gênero: Comédia
Serviço
Espetáculo: Circo do Só Eu
Quando: 03 de maio, sábado, 15h
Onde: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi (Av. Iguatemi, 777, Vila Brandina – Campinas/SP)
Ingressos: R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira), disponíveis em: https://ingressodigital.com/evento/15343/circo-do-so-eu
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA CLAUDIA MIGUEL BENETTE
[email protected]