Congresso APA 2025 reafirma liderança na avicultura de postura e alcança público recorde

Evento chega à maior edição da história, com programação técnica robusta, presença feminina em destaque e mais de 90 mil pessoas alcançadas nas redes sociais durante a semana do Congresso

Giracom
25/04/2025 11h13 - Atualizado há 11 horas

Congresso APA 2025 reafirma liderança na avicultura de postura e alcança público recorde
Renato Lopes

O XXII Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos 2025, realizado de 24 a 27 de março no Multiplan Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP), consolidou-se como o maior e mais relevante evento da avicultura de postura da América do Sul. Promovido pela Associação Paulista de Avicultura (APA), o encontro reuniu 1.100 profissionais — incluindo os 890 congressistas presentes e os inscritos nos Cursos do GTA (Guia de Trânsito Animal), promovido paralelamente pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.


Através do Programa Estadual de Cadastro e Habilitação de Médicos Veterinários Privados (PECHMVP) os treinamentos foram realizados nos dias 25 e 26 de março, voltado à habilitação de médicos-veterinários privados para emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA’s). A atividade atualizou os participantes sobre as doenças de notificação compulsória, assim como destacou sua importância no monitoramento da ocorrência destas doenças e o contato com o Serviço Veterinário Oficial, aumentando a sensibilidade do sistema de vigilância epidemiológica das enfermidades passíveis de controle e erradicação por parte da Defesa Agropecuária do Estado.


A cerimônia de abertura foi marcada pela palestra magistral do ex-ministro da Agricultura Antonio Cabrera, seguida por uma solenidade institucional com a presença de lideranças do setor. Durante o evento, o presidente da APA, Érico Pozzer, reforçou a importância da sanidade avícola e o compromisso da entidade com o desenvolvimento da atividade.


Com uma grade técnica de 23 temas conduzidos por 30 especialistas, o Congresso manteve seu foco na qualificação da cadeia produtiva. Um dos destaques desta edição foi o reconhecimento de quatro trabalhos científicos em áreas-chave da avicultura de postura. Lideradas por pesquisadoras, os trabalhos premiados abordaram temas como sanidade, nutrição, manejo e outras áreas, evidenciando o protagonismo feminino na produção científica do setor.


Entre as inovações de 2025, o lançamento do EggCast — podcast oficial do Congresso — marcou a entrada da APA em novos formatos de comunicação. Os episódios, gravados durante o evento, ampliaram o debate técnico para além dos auditórios. Na mesma semana, as redes sociais do Congresso ultrapassaram a marca de 90 mil pessoas conectadas, refletindo o alto engajamento do público. A presença das principais mídias especializadas do setor também garantiu uma cobertura em tempo real, impulsionando a visibilidade do evento tanto no ambiente físico quanto digital.
“Atingimos perfeitamente nosso objetivo. Este é, sem dúvida, o maior congresso da América do Sul voltado à produção de ovos”, declarou o Coordenador Técnico do Congresso, José Roberto Bottura, médico-veterinário e responsável pelo evento há mais de duas décadas.

Fonte: AI


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ARTHUR RODRIGO RIBEIRO DE MOURA
[email protected]


FONTE: Assessoria de Imprensa APA
Notícias Relacionadas »