Tío Nacho e UBEES renovam parceria e expandem proteção às abelhas com novo laboratório apícola na América Latina

● O projeto, que está em desenvolvimento há dois anos, já soma mais de quatro milhões de abelhas protegidas. ● O “Bee Lab” chega à Costa Rica, impulsionando a produtividade das lavouras locais em até 25%. ● As 20 colmeias instaladas serão monitoradas com a tecnologia da UBEES.

ANTONIO SALES
22/04/2025 10h43 - Atualizado há 2 dias

Tío Nacho e UBEES renovam parceria e expandem proteção às abelhas com novo laboratório apícola na América Latina
Divulgação
Após iniciativas bem-sucedidas na Colômbia e nos Estados Unidos, o projeto Bee Lab, promovido pela marca de shampoos Tío Nacho em parceria com a UBEES — empresa referência em soluções apícolas voltadas à preservação ambiental — chega à Costa Rica. O país será o primeiro da América Central a receber um laboratório apícola da marca, reforçando o compromisso da Tío Nacho com a sustentabilidade e o desenvolvimento de comunidades rurais por meio da apicultura regenerativa.

Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Bee Lab Costa Rica visa fortalecer a biodiversidade, estimular a agricultura regenerativa e gerar oportunidades econômicas para pequenos produtores. Com 20 colmeias instaladas e mais de um milhão de abelhas protegidas, o projeto deve beneficiar mais de 300 hectares de cultivos, aumentando em até 25% a produtividade agrícola de culturas como café e cítricos.


“A apicultura regenerativa protege as abelhas e melhora o rendimento agrícola, e também fortalece as comunidades locais ao oferecer ferramentas para um futuro mais sustentável e justo. Temos orgulho em expandir esse projeto e fortalecer práticas que geram impacto positivo no meio ambiente e na sociedade”, afirma Diana Leal, gerente geral da Genomma Lab para a Região Andina e América Central.

Com posição estratégica na conservação da biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas, a Costa Rica se destaca como um território-chave para o desenvolvimento da apicultura. A atividade representa uma importante fonte de renda para centenas de famílias rurais, o que torna iniciativas como o Bee Lab ainda mais relevantes para a sustentabilidade econômica e ambiental da região.
Nos cultivos de café arábica, por exemplo, a presença de polinizadores naturais pode aumentar em até 16,3% a formação de frutos, além de garantir maior precisão na transferência de pólen, o que melhora tanto o rendimento quanto a qualidade do produto final. Estudos indicam que a polinização pode elevar em 27% a produtividade e em 30% a qualidade dos grãos, permitindo que uma fatia maior da colheita seja classificada como café premium.

Proprietário da Finca V&G San Juanillo Coffee, onde o novo laboratório será instalado, Tomás Gutiérrez destaca que a iniciativa concretiza o impacto positivo das abelhas nos cultivos. “A chegada do Bee Lab está alinhada à nossa estratégia de adotar práticas regenerativas que melhorem a produção de café e fortaleçam o desenvolvimento sustentável no Vale do Ocidente”, afirma.
Em apenas dois anos, a parceria entre Tío Nacho e UBEES já resultou na proteção de mais de 4 milhões de abelhas, impactando cerca de 900 hectares com polinização e promovendo a visitação de mais de 3 milhões de flores por dia — números monitorados em tempo real por meio da tecnologia desenvolvida pela UBEES.

Além do Bee Lab, Tío Nacho mantém uma série de ações voltadas à sustentabilidade, como o uso de embalagens carbono neutro, recicláveis e feitas com 100% de plástico reciclado, tanto nas garrafas quanto nas tampas de seus shampoos e condicionadores. A medida contribui para a redução do impacto ambiental e o fortalecimento da economia circular.
  
  
Sobre Tío Nacho
Tío Nacho é uma linha de cuidados capilares com mais de 100 anos de mercado, que utiliza a geleia real como um de seus principais ingredientes. Com o foco na evolução da sustentabilidade na indústria de cuidados pessoais e no desenvolvimento da economia circular, a marca é carbono neutro na produção de suas embalagens.
Desde 2022, a marca alcançou a neutralidade de carbono na produção de suas embalagens no Brasil. Em parceria com a Carbon Free, já compensou 1.682 toneladas de carbono até dezembro de 2024. A marca está presente em 18 países do continente americano e conta com oito linhas de produtos, como Tío Nacho Anticaspa, Tío Nacho Antigrisalho, Tío Nacho Clareador e Tío Nacho Engrossador, entre outros.

 
Sobre UBEES
UBEES é a empresa líder em iniciativas apícolas, criada com o propósito de apoiar as marcas na promoção da conservação do planeta, na implementação da agricultura regenerativa e na responsabilidade social corporativa. Nosso principal objetivo é melhorar a biodiversidade, proteger as abelhas e diversificar as fontes de renda dos agricultores, beneficiando especialmente as mulheres e os pequenos produtores.  Os projetos da UBEES se destacam por serem acompanhados de metodologias modernas e tecnologia aplicada à implementação de projetos apícolas, permitindo o controle e monitoramento em tempo real do estado das colmeias, da eficiência da polinização, do acompanhamento da biodiversidade e do aumento da produtividade nas lavouras.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANTONIO CARLOS DE SALES JUNIOR
[email protected]


FONTE: Tío Nacho
Notícias Relacionadas »