No mês do Dia Nacional de Libras, projeto “Libras, Câmera, Ação!” inicia aulas da segunda edição em Fortaleza, Ceará

Capacitação audiovisual coloca jovens surdos como protagonistas na criação de uma WebSérie, reforçando a representatividade e o potencial de expansão nacional

JACY ABREU
22/04/2025 11h58 - Atualizado há 2 dias

No mês do Dia Nacional de Libras, projeto “Libras, Câmera, Ação!” inicia aulas da segunda edição em Fortaleza, Ceará
Divulgação
No mês em que se celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (24 de abril) – data que simboliza a luta da comunidade surda por reconhecimento e inclusão, como ressaltou o ex-deputado Eduardo Barbosa – o projeto “Libras, Câmera, Ação!” inicia as atividades da sua segunda edição, na próxima quarta-feira, dia 23 de abril, em Fortaleza. A iniciativa pioneira capacita gratuitamente jovens surdos e ensurdecidos na produção audiovisual, promovendo protagonismo, acesso e novas possibilidades de atuação no mercado cultural.

Com 100 horas de formação, o curso ensina técnicas de roteiro, direção, produção, fotografia e edição, culminando na criação de uma WebSérie com cinco episódios, inteiramente desenvolvida pelos próprios participantes. Mais do que inclusão, o projeto reafirma o direito da comunidade surda de ocupar espaços criativos com autonomia e voz própria.


O “Libras, Câmera, Ação!” é realizado pela Mabeni Produções, com apoio da Casa de Vovó Dedé e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), por meio de recursos da Lei Paulo Gustavo.

Audiovisual feito por surdos, para surdos
Diferente de iniciativas que apenas adaptam conteúdos audiovisuais com legendas ou janelas de Libras, este projeto coloca a comunidade surda como protagonista. Os participantes não apenas aprendem, mas criam, dirigem e editam seus próprios conteúdos, construindo narrativas a partir de suas vivências, perspectivas e linguagens.

Durante todo o curso, os alunos contam com intérpretes de Libras, além de acesso a equipamentos e softwares profissionais. A formação combina teoria e prática, com foco no desenvolvimento técnico, artístico e profissional.

Fortaleza como modelo para o Brasil
De acordo com o IBGE (Censo 2010), cerca de 10 milhões de brasileiros têm algum grau de deficiência auditiva, sendo 2,3 milhões em grau severo. No Ceará, são aproximadamente 450 mil pessoas surdas ou ensurdecidas – com mais de 80 mil apenas na capital. O estado de São Paulo lidera em números absolutos, com cerca de 2 milhões de pessoas com deficiência auditiva.
Esse cenário reforça o potencial do “Libras, Câmera, Ação!” como modelo replicável em nível nacional, fortalecendo a presença de profissionais surdos no audiovisual e ampliando a oferta de conteúdos acessíveis e representativos.

Workshops acessíveis em Libras
Além da formação principal, o projeto também promove três workshops gratuitos e acessíveis em Libras, com duração de três horas cada, abordando temas essenciais para a atuação no setor cultural:
•    Produção de audiovisual – Fundamentos da pré-produção à pós-produção
•    Mapa cultural e editais – Como identificar e acessar oportunidades de financiamento
•    Mercado de trabalho – Estratégias para inserção profissional no audiovisual

SERVIÇO
Início das aulas: 23 de abril. As aulas sempre acontemcem às quartas-feiras e sextas das 13h às 18h
Local: Casa de Vovó Dedé – Rua Jerônimo de Albuquerque, 445, Barra do Ceará, Fortaleza
Instagram: @librascameraacao. site:https://sites.google.com/librascameraacao.org/librascameraacao/

CONTATO PARA IMPRENSA
Assessoria de Imprensa – Jacy Abreu
WhatsApp e Celular: (11) 99625-07303 / (85) 99712-5136
E-mail: [email protected]
Site: www.lumepresscomunicacao.com.br

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JACYLETE MARIA ABREU DE OLIVEIRA
[email protected]


Notícias Relacionadas »