O físico médico desempenha um papel essencial na radioterapia, garantindo que o tratamento seja seguro, preciso e eficaz. Suas principais responsabilidades incluem o planejamento do tratamento, trabalhando em conjunto com médicos e técnicos para definir a melhor forma de aplicar a radiação. O físico médico também irá realizar cálculos detalhados para garantir que a dose de radiação atinja o tumor com a máxima eficácia e o mínimo de dano aos tecidos saudáveis.
O controle de qualidade também faz parte de sua rotina profissional. “É preciso testar e calibrar os equipamentos de radioterapia, como os aceleradores lineares, braquiterapia e tomógrafos para garantir que estejam funcionando corretamente. Além disso, é verificada a precisão das doses administradas aos pacientes”, relata Paulo Petchevist, físico médico do Oncoville, clínica de radioterapia.
Em relação à proteção radiológica, o físico médico vai assegurar que normas de segurança sejam seguidas para proteger pacientes e profissionais da exposição desnecessária à radiação. Ele também desempenha um papel fundamental para contribuir com avanços em técnicas radioterápicas, como IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada) e radiocirurgia, participando da implementação de novas tecnologias e protocolos de tratamento. O físico médico é fundamental para garantir que a radioterapia seja precisa, segura e eficiente, ajudando a maximizar a destruição do câncer enquanto minimiza efeitos colaterais.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Heverson Bayer
[email protected]