Morte do Papa Francisco: Os próximos passos para o funeral

Velório do santo padre ocorrerá na Basílica de São Pedro, seguido por funeral simplificado; conclave para escolha do novo Papa será convocado nos próximos dias.

21/04/2025 08h52 - Atualizado há 6 horas

Morte do Papa Francisco: Os próximos passos para o funeral
Acervo / Giuseppe Lami / EPA

O Papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, na residência Domus Sanctae Marthae, no Vaticano. A morte foi confirmada pelo camerlengo, cardeal Kevin Farrell, que assumiu temporariamente as funções administrativas da Santa Sé durante o período de Sede Vacante . Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, enfrentava problemas de saúde nos últimos meses e havia sido hospitalizado por quase 40 dias no início do ano.

Com o falecimento do pontífice, inicia-se o protocolo tradicional da Igreja Católica. O corpo de Francisco será velado na Basílica de São Pedro para visitação dos fiéis, seguido por uma missa de corpo presente na Praça de São Pedro . Em 2024, o Papa havia solicitado um funeral mais simples, com menos formalidades e símbolos, e expressou o desejo de ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em vez das Grutas Vaticanas.

O próximo passo será a convocação do conclave, que reunirá 136 cardeais com menos de 80 anos de idade, provenientes de 71 países, para eleger o novo Papa. O conclave ocorrerá na Capela Sistina, onde os cardeais permanecerão isolados até que um sucessor seja escolhido por maioria de dois terços . As votações são secretas, e o resultado é sinalizado pela fumaça: preta indica que não houve eleição; branca, que um novo Papa foi escolhido.

Durante o período de Sede Vacante, o camerlengo administra os assuntos cotidianos do Vaticano, enquanto o apartamento papal é lacrado e os preparativos para o conclave são organizados . As Congregações Gerais, reuniões preliminares entre os cardeais, serão realizadas para discutir os desafios atuais da Igreja e perfilar possíveis candidatos ao papado.

A morte de Francisco marca o fim de um pontificado histórico, sendo ele o primeiro Papa latino-americano e jesuíta. Seu legado inclui uma abordagem pastoral centrada na misericórdia, na justiça social e no diálogo inter-religioso. A Igreja Católica agora se prepara para escolher seu 267º líder, em um dos conclaves mais diversos geograficamente da história.


Notícias Relacionadas »