Tecnologia garante eficiência logística para movimentar R$ 5,3 bilhões em chocolates na Páscoa 2025

Alvaro Loyola, da Drivin Brasil, detalha os cuidados essenciais para assegurar qualidade e eficiência na cadeia logística do chocolate

MARIANA MORAES SPELTA
17/04/2025 11h25 - Atualizado há 1 dia

Tecnologia garante eficiência logística para movimentar R$ 5,3 bilhões em chocolates na Páscoa 2025
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A sazonalidade representa um dos maiores desafios para os operadores logísticos, exigindo planejamento antecipado e rigoroso controle em todas as etapas. No caso da Páscoa, essa logística começa a ser estruturada pelo menos cinco meses antes, garantindo que o recebimento, armazenamento e transporte dos produtos ocorram de maneira eficiente. Devido às exigências específicas dos chocolates, é necessário utilizar locais com temperatura controlada, além de ferramentas avançadas de monitoramento e gestão em tempo real.

Segundo dados da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha, a Páscoa de 2025 deve movimentar cerca de R$ 5,3 bilhões, um crescimento de 26,8% a mais em relação ao ano passado. A pesquisa revela ainda que 7 em cada 10 pessoas pretendem comprar chocolates ou outros produtos.

Diante desse cenário, Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, scale-up que otimiza os processos logísticos de frotas líder no mercado, destaca os principais cuidados que devem ser adotados para garantir a qualidade e a eficiência na logística do chocolate:
 

Armazenamento e transporte em temperaturas ideais

A temperatura ideal para armazenar e transportar chocolates varia entre 10°C e 18°C, dependendo do tipo – branco, ao leite, amargo ou meio amargo. Quando a temperatura ultrapassa 21°C, o chocolate começa a perder qualidade tanto na aparência quanto no sabor.
 

A 24°C, a textura do chocolate já sofre alterações, podendo amolecer e deformar. Se houver ingredientes como nozes, há risco de rancificação. A manteiga de cacau, por sua vez, se torna oleosa quando exposta ao sol. Braga explica que 28°C é o ponto de fusão do chocolate. “Se uma barra apresenta um aspecto esbranquiçado, com listras acinzentadas ou bolhas, ocorreu o fenômeno conhecido como ‘fat bloom’, que ocorre quando os componentes gordurosos se separam e cristalizam após o resfriamento”, detalha Alvaro. Para evitar esse problema, o ideal é manter o chocolate entre 15°C e 20°C, evitando também umidade excessiva.
 

Outro problema causado por variações de temperatura é o “sugar bloom”, que ocorre quando a umidade dissolve o açúcar do chocolate, deixando sua superfície esbranquiçada. Isso pode ser evitado ao manter o produto protegido de mudanças bruscas de temperatura e umidade. “Embora seja possível transportar chocolate em temperaturas mais baixas, entre 4,4°C e 7,2°C, existe o risco de condensação quando a carga refrigerada é exposta a um ambiente quente”, pontua Loyola.
 

Ambientes livres de odores
O cacau tem alta capacidade de absorção de odores, o que exige atenção especial ao armazenamento e transporte. A embalagem desempenha um papel fundamental nesse aspecto, pois materiais inadequados podem alterar o aroma e o sabor do chocolate. “Quanto maior o teor de gordura do produto, maior sua sensibilidade, já que a manteiga de cacau retém odores com facilidade”, destaca o executivo.
 

Gestão de frotas para eficiência logística
O transporte de chocolates exige uma gestão eficiente da frota, com monitoramento e controle em tempo real. Produtos como ovos de Páscoa demandam ainda mais cuidado, pois ocupam maior volume e são mais frágeis do que barras de chocolate. Esse fator impacta diretamente a necessidade de frota, aumentando o número de veículos para garantir a entrega segura da mesma quantidade de carga. “A distribuição estratégica para redes varejistas e atacadistas exige precisão, qualidade e planejamento. É por isso que as soluções tecnológicas para logística são essenciais para otimizar esse processo”, finaliza Loyola.
 

Sobre a Drivin  A Drivin é uma scale-up que otimiza os processos logísticos de frotas líder no mercado. Considerado o melhor partner tecnológico, a plataforma está mudando a forma como a logística de despacho é planejada e executada em grandes empresas ao redor do mundo por meio do seu Sistema de Gestão de Transporte (TMS SaaS), desenvolvido com o intuito de atender às principais necessidades logísticas. Criada em 2014, a empresa possui portfólio com mais de 600 empresas, que operam em 25 países a partir de escritórios no Chile, Peru, México, Brasil, Colômbia, Espanha e Equador. A empresa otimiza e monitora mais de 50 mil veículos diários.


 

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Mariana Moraes Spelta
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