Arq. Futuro traz grandes nomes do urbanismo global para Campinas

Carlos Moreno, autor do conceito de “Cidade de 15 minutos”, e Washington Fajardo, urbanista do BID, estão entre os destaques da segunda edição do seminário “Novas Centralidades Urbanas”, que acontecerá dia 6 de maio no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi

ROSANA SPINELLI - MACCHINA
17/04/2025 11h29 - Atualizado há 1 dia

Arq. Futuro traz grandes nomes do urbanismo global para Campinas
Divulgação
O Arq. Futuro, plataforma criada para fomentar debates e reflexões sobre os rumos do desenvolvimento das cidades, promove a segunda edição do evento “Novas Centralidades Urbanas” no dia 6 de maio, no Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas. A programação gratuita e aberta a todos os interessados irá reunir nomes de referência no urbanismo global e nacional, além de autoridades e representantes de organizações públicas e privadas, para discutir iniciativas que promovam qualidade de vida, mobilidade ativa e integração social.

Entre os destaques da agenda estão o franco-colombiano Carlos Moreno, pioneiro no desenvolvimento do conceito da “Cidade de 15 minutos”, que revolucionou o urbanismo ao propor um modelo em que moradia, trabalho, lazer, educação e saúde estejam acessíveis a pé ou de bicicleta, reduzindo deslocamentos e promovendo comunidades mais sustentáveis, e o brasileiro Washington Fajardo, especialista sênior em habitação e desenvolvimento atualmente à frente do Cities LAB do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reconhecido por sua atuação em políticas públicas para habitação social, preservação do patrimônio e regeneração de espaços urbanos na América Latina.


Tomas Alvim, cofundador do Arq. Futuro e organizador do seminário, explica que na maioria das cidades no mundo afora, as infraestruturas que as fazem funcionar convergem para o centro. Em contraste à vitalidade gerada por tais concentrações, territórios periféricos são formados cada vez mais distantes das regiões centrais, tendo como traços marcantes a vulnerabilidade social e a falta de acesso aos serviços urbanos. Diante desse cenário, ganha força a ideia das novas centralidades, que são motores de desenvolvimento tecnológico, social, ambiental e econômico capazes de dar corpo a um tecido urbano mais equilibrado, dinâmico e inclusivo.

“Com base em cases de sucesso nacionais e internacionais, iremos discutir esse tema incontornável da atualidade e debater quais os mecanismos, sistemas, formas e atores que tornarão essas novas centralidades uma realidade”, afirma.

“Novas centralidades urbanas não são apenas mudanças espaciais. São expressões de uma transformação mais profunda na forma como vivemos, nos movemos e cuidamos uns dos outros na cidade. Elas trazem a vida mais para perto, promovem a inclusão e moldam um futuro policêntrico de bem-estar, enraizado na proximidade e no urbanismo em escala humana”, acrescenta Carlos Moreno.

O seminário “Arq. Futuro – Novas Centralidades Urbanas” tem o patrocínio máster da Iguatemi S.A.. Em sua primeira edição, realizada em abril do ano passado, o evento recebeu mais de 1.200 pessoas e teve como palestrantes internacionais Joshua Prince-Ramus, diretor fundador do REX, premiado escritório de arquitetura de Nova York, e Alejandro Echeverri, um dos arquitetos de peso do Urbanismo Social de Medellín, na Colômbia. A programação, na qual foram relatados exemplos de novas centralidades no Brasil e exterior, contou ainda com palestras de Nadia Somekh, professora emérita da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie e conselheira do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Marcelo Gomes, CEO da Pedra Branca Empreendimentos S.A, de Palhoça (SC), e Carlos Jereissati, conselheiro da Iguatemi S.A., que apresentou o projeto do bairro Casa Figueira, em Campinas.

Após o sucesso em 2024, o encontro, que acontecerá ao longo de todo o dia com diversas palestras e mesas de debate, reforça seu posicionamento como catalisador de ideias e realizações concretas, destacando o papel do Arq. Futuro como um agente transformador do urbanismo no Brasil.
 
As inscrições já podem ser realizadas gratuitamente por meio do link, até o término das vagas.

Serviço

Seminário Arq. Futuro – Novas Centralidades Urbanas
Data: 6 de maio de 2025
Horário: das 8h às 18h
Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi – 3º piso no Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777, Campinas – acesso pelo P5 do Deck Parking)
Como participar: Inscrições já podem ser realizadas, gratuitamente, neste link, até o término das vagas.

Sobre o Arq. Futuro - Criado em 2011, o Arq. Futuro é uma plataforma brasileira para discutir o futuro das cidades. Ao longo dos últimos anos, foram convidados pensadores proeminentes nos campos de Design, Arquitetura, Urbanismo, Economia, Saúde pública, entre outros setores, para trocar ideias sobre os caminhos coletivos em direção a espaços urbanos mais equitativos, inclusivos, ecológicos, inovadores e belos. Uma parceria firmada em 2019 com o Insper resultou no Laboratório Arq. Futuro de Cidades. Estruturado em núcleos temáticos, o Laboratório tem na interdisciplinaridade e na inovação a orientação para o ensino e a pesquisa sobre os desafios do desenvolvimento urbano, com a missão de contribuir para o impacto real na vida de sua população.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROSANA MARIA SPINELLI
[email protected]


Notícias Relacionadas »