Cerca de 200 pessoas, entre especialistas de diferentes secretarias, instituições e diretores escolares, participaram do “Seminário Mudanças Climáticas e Políticas Urbanas: uma abordagem a partir do ambiente escolar”, realizado na última quarta-feira (16) no CEU Carrão, no Tatuapé. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) com o objetivo de discutir estratégias de adaptação às mudanças climáticas no ambiente escolar.
A programação incluiu mesas de debate sobre temas como o diagnóstico dos efeitos climáticos na saúde e bem-estar, além de propostas de adaptação estrutural, alimentar e pedagógica nas escolas. Participaram representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), SPUrbanismo, Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA), além de instituições como o Instituto Ar, FAU-USP e o Consulado-Geral da Dinamarca.
Um dos destaques foi a participação dos jovens repórteres do Programa Imprensa Jovem, das escolas Leonor Mendes de Barros, Rubens Paiva e Paulo Duarte. Engajados em projetos sobre emergências climáticas, os estudantes fizeram a cobertura do evento e produziram conteúdos de educomunicação para ampliar o debate nas escolas e comunidades.
O Programa Imprensa Jovem é uma iniciativa da SME que promove a Educação Midiática em 385 escolas da Rede Municipal, com a participação de cerca de 7 mil estudantes. A gravação completa do seminário será disponibilizada no canal do YouTube da Secretaria.