Fendt destaca inovação tecnológica e sustentabilidade em motor de tratores na Agrishow

Fabricante alemã de maquinário agrícola reforça protagonismo do motor AGCO Power CORE75 no processo de descarbonização do agro

MôNICA PILEGGI
16/04/2025 13h56 - Atualizado há 2 dias

Fendt destaca inovação tecnológica e sustentabilidade em motor de tratores na Agrishow
Divulgação Fendt

Atenta à tendência global de descarbonização no agro, a Fendt, fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas, destaca na Agrishow 2025 o motor AGCO Power CORE75, produzido pela AGCO Power, fabricante global de motores agrícolas. Desenvolvido para operar com combustíveis alternativos, o motor é apto a ser abastecido com 100% de HVO (Diesel Verde) - o que reduz em até 75% as emissões de CO2 na atmosfera. 

O Brasil é referência mundial de práticas sustentáveis no agronegócio e, desde 2010, o país investe no programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono. Conhecido como Programa ABC+, o plano tem por objetivo promover a agricultura de baixa emissão de carbono até 2030 e entre suas principais ações estão o manejo adequado do solo e a redução do uso de combustíveis fósseis. 

“Hoje, a descarbonização é uma palavra de ordem em diversos setores da economia e, nesse sentido, os combustíveis alternativos do futuro, como hidrogênio, etanol, metanol e biogás, estão estabelecendo novas exigências para motores agrícolas. Projetada para permitir o uso desses combustíveis, a plataforma dos motores CORE promove versatilidade na potência dos equipamentos e um sistema avançado de controle de emissões de gases de efeito estufa”, destaca Fernando Silva, coordenador comercial da AGCO Power. 

No Brasil, os tratores Fendt 700 Vario Gen7 são os primeiros a serem comercializados com o AGCO Power CORE75, que possui alguns dos recursos mais avançados do mercado atualmente. Com 7,5 litros e 223 kW de potência, o motor oferece um torque de 1450 Nm, o mais alto em sua classe de potência. Uma característica notável é a capacidade de alcançar o torque máximo em 1300 RPM, em vez das 1500 RPM típicas, o que resulta na melhor economia de combustível de sua categoria, com apenas 188 g/kWh, e menor emissão de poluentes.

“Além do mercado, existe uma preocupação com o meio ambiente pelo produtor rural. Com isso, ele acaba demandando aos fabricantes a entrega de soluções que sejam superiores às disponíveis hoje, e que atendam às normas brasileiras de limitações de emissões de gases de efeito estufa. Um dos mecanismos que o motor CORE75 possui para isso é o sistema de filtros posicionado no escapamento do trator, que contribui para mitigar as emissões dos gases resultantes da combustão”, complementa Luis Agostini, coordenador de Marketing de Produto da Fendt.

Vencedor do prêmio Motor do Ano no 2023 Diesel Progress Summit Awards, o CORE75 é uma peça fundamental nos tratores Fendt 700 Vario Gen7, pois garante uma experiência de operação superior, proporcionando menor nível de ruído, melhor raio de giro e maior distância ao solo. Além disso, seu design simplificado, com menos peças, torna o motor mais confiável e de fácil manutenção. 

O AGCO Power CORE75 também é equipado com um avançado sistema EAT (Pós-tratamento de Emissões), projetado para atender aos mais rigorosos padrões de emissões sem a necessidade de um sistema EGR (Recirculação dos Gases de Escape) e com a possibilidade de ser remanufaturado ao fim de seu primeiro ciclo de uso.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONICA PILEGGI
[email protected]


FONTE: www.fendt.com.br
Notícias Relacionadas »