Phil Rajzman está pronto para o REMA WSL Saquarema Surf Festival

Tricampeão Mundial de Longboard chegou do Havaí e vem treinando em Búzios para competição, válida pelo ranking sul-americano da WSL . Além de atleta, o carioca é shaper e desenvolve suas pranchas Carioca começa nesta quarta-feira a disputa na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)

Deborah Ferreira
16/04/2025 12h24 - Atualizado há 2 dias

Phil Rajzman está pronto para o REMA WSL Saquarema Surf Festival
Crédito @buziossurfphotography
Desde dezembro, o tricampeão mundial de longboard Phil Rajzman está morando no Havaí e, desde então, não surfava “em casa”. No Brasil, o carioca reside na Praia de Geribá, em Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Mal chegou de viagem, dormiu pouco mais de 2 horas e encarou 4 horas de surfe na última sexta-feira (11) e não parou mais, pois aproveitou as boas ondas para testar o equipamento para o REMA WSL Saquarema Surf Festival.

Pelo quinto ano consecutivo, o evento acontece na Praia de Itaúna, em Saquarema, e reúne, desde sábado (12), centenas de surfistas que buscam pontos importantes para o ranking regional sul-americano do Qualifying Series da World Surf League, no QS 6.000, Pro Junior e Longboard Pro - com grandes nomes do surfe na competição e Rajzman é o único tricampeão mundial da disputa.


As baterias de longboard começam a partir desta quarta-feira, a janela da competição vai até domingo (20). “Cheguei do Havaí, fui abençoado com um swell perfeito, as condições ideais para os tubos que tanto gosto e saí da sessão revigorado e muito motivado. Usei um equipamento mais indicado para surfe progressivo”, conta Rajzman. “Mas no dia seguinte, o mar deu uma diminuída e usei a Purple Monkey, uma prancha híbrida que permite fazer tanto o surfe o clássico quanto o progressivo, e, também, a Purple Blue que tem mais tendência para o clássico, que desenvolvi para o verão de 2025. Ambos os equipamentos funcionaram muito bem para as manobras, mas acabei escolhendo a Purple Monkey para competir em Saquarema”, explica o atleta, que também é shaper e tem uma empresa de pranchas no Rio de Janeiro. Ele testa, faz ajustes e vem desenvolvendo os equipamentos desde 2007.

“Vim para o Brasil sem expectativas para grandes resultados, devido a todo o processo que venho passando no último ano com a quimioterapia e, agora, na remissão com a imunoterapia, que apesar de ser um pouco mais leve me deixa muito debilitado. Tanto que deixei para fazer a sessão depois da competição”, afirma Rajzman que descobriu um Linfoma não Hodgkin, em janeiro de 2024, e está em período de remissão, com tratamento a cada dois meses. “Muito bom voltar a Saquarema com essa previsão boa de ondas. Estou muito leve e tranquilo por não estar em busca de resultados, quero fazer o que mais amo, reencontrar amigos e estar no ambiente de competição que me revigora. Um prazer ser convidado para esse evento, ser valorizado por todas as minhas conquistas e inspirar também a nova geração”, finaliza.

Primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe, mas no pranchão, em 2007, Rajzman conquistou o seu segundo título pela WSL, em 2016. Antes, em 2004, foi Campeão Mundial pela OXbow Pro. Considerado um ídolo do surfe progressivo mundo afora, por suas manobras criativas, fez parte da elite do surfe durante 25 anos, até a temporada de 2022.

Em 2025 o evento passou a ser chamado de REMA WSL Saquarema Surf Festival e terá três competições chanceladas pela WSL - QS 6.000, Pro Junior e Longboard Pro - para as categorias masculina e feminina. Tem também competições de skate em uma mini ramp construída à beira-mar, cinema, ações sociais e o REMA Sounds, que traz várias bandas locais e convidados e encerrará o evento, no domingo (20), com uma grande atração internacional de surf music, o show gratuito de Donavon Frankenreiter - o californiano está no Brasil para uma série de apresentações. O evento é aberto ao público, assim como todas as atrações.

As transmissões das baterias ao vivo podem ser acompanhadas no site da World Surf League – Clique Aqui

Sobre Phil Rajzman – Carioca, 42 anos, tricampeão mundial de longboard - Campeão Mundial pela World Surf League (2007 e 2016) e Campeão Mundial pela OXbow Pro (2004) -, atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022), tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de dois filmes (Surf Adventures 1 – O Filme e Surf Adventures 2 – A Busca Continua), comanda projetos sociais e é padrinho do Surf no Alemão no Rio de Janeiro. E tem um canal no Youtube, o Phil Good. Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que aos 14 anos conquistou seu primeiro pódio no longboard, em um evento em Saquarema entre grandes nomes da categoria. Aos 15 anos, levado por Rico de Souza, disputou sua primeira competição internacional no Havaí e impressionou com grandes performances nas ondas gigantes. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Vale ressaltar que Rajzman foi primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe, em 2007, mas no pranchão. 

Phil Rajzman tem patrocínio da @walicarsharing e @philrajzmansurfboards e apoio da @powerlightsurfboards e @philrajzman_surf_experiences .
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH RITA FERREIRA GOMES
[email protected]


FONTE: @philrajzman
Notícias Relacionadas »