Hipertensão atinge quase metade da população adulta brasileira

Abril é marcado pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/4); cardiologista da Santa Casa de São José dos Campos explica o problema

VIVIANE BUCCI
16/04/2025 14h56 - Atualizado há 2 dias

Hipertensão atinge quase metade da população adulta brasileira
Divulgação/Freepik

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença. A hipertensão arterial, também conhecida como “pressão alta”, atinge cerca de 45% dos adultos brasileiros, segundo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Os dados indicam que metade dos brasileiros com mais de 30 anos tem pressão alta. Isso é alarmante, porque a doença é considerada uma das principais causas de problemas cardiovasculares”, explica o cardiologista intervencionista e responsável pelo setor de Hemodinâmica da Santa Casa de São José dos Campos, Ciro Jones Cardoso.

“A pressão alta pode surgir em qualquer fase da vida, mas é mais comum a partir dos 40 anos. Entre os fatores de risco estão o sedentarismo, a obesidade, o histórico familiar, o estresse e a alimentação rica em sódio e ultraprocessados”, alerta o médico. Na maioria dos casos, a doença não apresenta sintomas aparentes, mesmo quando está perigosamente alta. Por isso, a única maneira eficaz de detectar precocemente é por meio da aferição regular da pressão arterial.

Segundo o cardiologista, o acompanhamento deve ser constante. “Além da aferição regular, é importante controlar os hábitos, como manter uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas, reduzir o consumo de sal e álcool e eliminar o tabagismo”, pontua. Ele ressalta ainda que o diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem evitar complicações sérias, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

A campanha de conscientização é fundamental para incentivar atitudes preventivas, alertar a população sobre os riscos da hipertensão e evitar que evoluam para doenças graves e fatais. “Aferir a pressão, com frequência, salva vidas”, conclui.

 

Sobre a Santa Casa de São José dos Campos

Com 125 anos de história, a Santa Casa de São José dos Campos é um complexo hospitalar de referência na região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que alia inovação e tradição no cuidado à saúde. Primeira Santa Casa do Brasil a obter certificado ONA (Organização Nacional de Acreditação), a instituição recentemente conquistou a certificação por distinção tripla pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão) nas áreas de Enfermagem, Gestão para Integridade e Serviços de Terapia Intensiva, além da recertificação ONA nível 3.


 

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São José dos Campos

Predicado Comunicação

Viviane Bucci – [email protected] (11) 9 1119-2911 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Carolina Santaro - [email protected] (11) 9 3072-8305 WhatsApp


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]


Notícias Relacionadas »