Turismo: Observação de aves ganha força com nova associação

Objetivo da nova entidade é promover o desenvolvimento e profissionalização desse segmento turístico, com o reconhecimento do potencial para aumentar o ingresso de visitantes internacionais e promover práticas sustentáveis

MÁRCIO LEAL | INSTITUTO TIJUÍPE
16/04/2025 15h11 - Atualizado há 2 dias

Turismo: Observação de aves ganha força com nova associação
Divulgação

Foi criada, nessa terça-feira (15/4), a Associação Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre (Associação TOVS). A formalização, anunciada durante o evento internacional de turismo WTM Latin America, contou com o apoio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).

O objetivo da nova entidade é promover o desenvolvimento e profissionalização desse segmento turístico, com o reconhecimento do potencial para aumentar o ingresso de visitantes internacionais e promover práticas sustentáveis em todo o território nacional. "Temos que transformar a observação da vida silvestre em produto [turístico]", destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Para a presidenta da Associação TOVS, Roséli Azi Nascimento, há uma série de possibilidades para serem trabalhadas a partir da biodiversidade brasileira. "Produtos turísticos postos, de qualidade, para o mercado nacional e internacional. É muito satisfatório estarmos aqui com a chancela da Embratur para termos essa representatividade."

O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, sendo o terceiro em número de espécies, bem como de aves endêmicas, enfatizando o potencial do birdwatching para atração de turistas internacionais. Por isso, a Embratur tem promovido uma série de iniciativas de promoção internacional para esse segmento turístico.

Em novembro do ano passado, Freixo se reuniu com representantes do governo federal e grupos de especialistas para discutir políticas públicas para o fomento da atividade no país. Em maio, será realizado um famtour (viagem de familiarização) do segmento com operadores do Reino Unido para a Bahia.

Do dia 16 a 18 de maio, será realizado o Encontro Brasileiro de Observação de Aves (Avistar 2025), em São Paulo (SP). E, em julho, a Embratur terá um estande na Global BirdFair, o maior encontro internacional de observação de aves, que ocorre no Reino Unido.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MÁRCIO LEAL GONÇALVES
[email protected]


FONTE: Instituto Tijuípe (https://institutotijuipe.wixsite.com/institutotijuipe/post/turismo-observacao-de-aves-ganha-forca-com-nova-associacao)
Notícias Relacionadas »